A criatividade e a sabedoria

O meu stor de Filosofia dizia hoje que à medida que vamos tendo conhecimentos, ou seja, ao tornarmo-nos mais cultos mais criatividade temos.
Porquê? O que nos dá conhecimento não nos devia tornar apenas cultos? Por que é algo já feito nos traz novas ideias? O que fazemos de criativo tem que ser baseado em algo que aprendemos anteriormente?
O que faremos de criativo não será somente, então, algo inspirado ou baseado no que acabámos de aprender? Ou a imaginação é trabalhada sem qualquer influência?
Questões que me fazem a pensar o relacionamento entre a sabedoria adquirida e a criatividade.
Vemos novos músicos na atualidade. Muito famosos, boas letras, um estilo que inspira os jovens. Não serão esses músicos apenas um plágio dos grandes nomes que já passaram? A capacidade de re-inventar nem sempre acontece em todos os casos e por vezes vemos plágios sobrevalorizados pois agradam o público, público que é completamente diferente do que era há uns anos atrás.
Recorro à música como mais fácil de exemplificar mas o mesmo se pode falar na representação ou na escrita. 

Comentários

Anónimo disse…
Olá. Acompanho o teu blog sempre que posso, e identifico-me com este post. Devido a falta de auto-estima e timidez estou a ter dificuldades em ter boas notas. Estou em Humanidades e não me integrei na turma em que estou. Além disso, não me identifico com outro curso e estou a ponderar mudar de escola para subir a minha média que está bastante baixa. Será que estou a agir bem?

Mensagens populares deste blogue

Greve dos maquinistas

16 de Março, aniversário do autor deste blog.