Homens da Luta - Protesto Geração à Rasca e Festival da Canção 2011


Enquanto todos se divertiam sábado de Carnaval, fiquei em casa em frente à televisão com um papel e uma caneta à minha frente.
Faltavam poucos minutos para começar o Festival da Canção 2011, com a apresentação da Sílvia Alberto, em directo no Teatro Camões, em Lisboa.
Tive a oportunidade no ano passado assistir à final do Festival da Canção no Campo Pequeno, mas este ano optei por ficar em casa.
Tinhas boas expectativas para este Festival, pois havia bons concorrentes, como por exemplo o Nuno Norte, vencedor da primeira edição do Ídolos em Portugal, a Wanda Stuart, cantora portuguesa conhecida por todos, Rui Andrade, actor da sétima temporada dos Morangos Com Açúcar, os Homens da Luta…
No ano passado foram feitas três galas no Campo Pequeno. A primeira gala foi a 1ª semi-final, a segunda gala foi a 2ª semi-final e com os votos do público foram os finalistas à última gala no Campo Pequeno. Este ano a votação para a finalíssima foi feita por Internet… Quem tivesse acesso à Internet podia ouvir 30 segundos da música e votar nela… As 12 mais votadas estariam na final, no dia 5 de Março de 2011. Esta votação foi alva de muitas críticas, mas foi assim que foi feita.
Depois de todos os 12 participantes cantarem, a votação foi feita pelo júri nacional – ligação em directo com os porta-vozes de todos os distritos de Portugal. O júri foi constituído, maioritariamente, por professores de conservatórios…
50% da votação era feita pelo júri e os outros 50% da votação eram feitos pelos portugueses, telefonando para o número do seu favorito.
Na votação do júri, o Nuno Norte foi o vencedor, mas tudo alterou quando foram expostos os votos do público… Os Homens da Luta foram os mais votados pelo povo e passaram automaticamente para primeiro lugar e foi assim que se anunciou que quem representa Portugal. O tema dos Homens da Luta, “A Luta é Alegria”, agradou-me bastante, mas deparei com centenas de críticas à música.
Como disse o Jel, dos Homens da Luta “o Festival da Canção nunca era tão falado há 20 anos” e “essas críticas são dor de cotovelo”. E disse muito bem.
Mas porque é que o Festival da Canção não era falado há 20 anos? Sem dúvida que a resposta é fácil. Os portugueses nunca estão satisfeitos com nada e fazem as coisas famosas lançando mil defeitos. Nunca ouvi ninguém a dizer que gosta do Festival da Canção… Ninguém acredita que alguma vez Portugal vai ser o grande vencedor.
Chovem críticas à música que os Homens da Luta cantaram. Vi uma petição com milhares de pessoas que aderiram contra esta música.
Cá em Portugal, todas as músicas têm que ter letra portuguesa, o que prejudica a votação na Eurovisão, pois nem todos os europeus apreciam o português, sendo uma língua difícil, pois é uma das mais difíceis de aprender.
Raramente ganha uma música romântica, geralmente vence uma música animada e que seja bonita.
Os Homens da Luta apoiam o povo português – isso foi bem visto no Protesto Geração à Rasca, no dia 12 de Março. Os Homens da Luta trabalham bastante e são os que se revoltam e vão para à rua sem vergonhas.
Todo o povo diz que Portugal precisa de mudar e que esta crise está muito má, com muito desemprego. Ou salários mínimos com horas excessivas de trabalho. Mas os portugueses falam muito, mas não vão para a rua… Pelos vistos, alguns ficam em casa a criar petições contra a música que vai representar e defender Portugal na Alemanha.
Acho os portugueses muito pacientes. Esta semana aumenta o IVA, esta semana há o recorde de preços do gasóleo, esta semana fico desempregado, etc…
Como diz e diz bem, os Deolinda… Que parvos que nós somos!
O que mais me surpreendeu foi os 200.000 portugueses que estiveram em Lisboa no Protesto Geração à Rasca… Os portugueses à rasca finalmente foram à rua.
Os portugueses precisam de lutar. O governo não é o país, faz parte do país. Os portugueses é que são o país…
Por isso, a todos que estão contra a música que vai representar o nosso país, pensem melhor no estado em que o país está e no protesto que foi feito, com milhares de pessoas que aderiram. A luta tem que ser feita com um pouco de alegria, apesar das causas não serem as melhores. 

Comentários

Ana Costa disse…
Bem, fantástico! Com palavras simples, dizes o que muitos adultos não conseguem, sem insultar ninguém, com bom senso e capacidade de reflexão. Ah, e quase sem erros de Português!
Parabéns tb aos teus pais :D
Continua!

Ana Costa.
Daniel Martins disse…
Eu sinceramente não gostei de que os Homens da Luta tenham ganho. É verdade que também não achei piada à musica, é chunga e rasca, não faz o meu estilo e percebo que, no entanto, à gente que até gosta. Mas não é por isso que eu não acho bem eles ganhem.
Eu acho que a musica não devia ganhar porque o que interessa desta musica é a letra e o que significa para nós portugueses, não vai fazer qualquer sentido para os estrangeiros que não vão entender a parte mais importante desta musica,logo, não vão gostar, e não estou a "pedir" que fosse uma musica em inglês, isso era estúpido, mas pelo menos a melodia podia compensar o facto de que os estrangeiros não vão entender o importante.
Mas esta é a minha opinião.
Anónimo disse…
já que falas do festival da canção porque não falas de uma canção para ti da tvi??

Mensagens populares deste blogue

O meu primeiro Amor

16 de Março, aniversário do autor deste blog.