Os amigos do futuro

Mas tinham saudades minhas ou não?

Começar um post com um "mas" é quase tão mau como escrever tanta vez "mas" num inicio de post. Bem, acabei de escrever "mas" 3 vezes. 4, agora.
Porém, voltei a escrever neste canto. Nesta esquina, pronto.
Resumindo e baralhando - expressão que agora me lembrei tendo sido dita mais que três mil vezes pela minha professora de Fisico-Química no 9º ano -, estou de volta à civilização blogosférica.
Vim falar de amigos, talvez um dos temas que mais falo por aqui por ser um tema que dá sempre muito que falar. Dá que falar pois os amigos são das coisas mais importantes do mundo.
No sexto ano pus a ideia na cabeça que os amigos que teria na altura seriam para toda a vida. Agora sorrio com tamanha ingenuidade que tinha na altura. Aliás, a certeza que tinha correspondia definitivamente à ignorância dos 11 anos.
Achava que aqueles amigos seriam os melhores do mundo e que isso permaneceria para o resto da vida.
No nono ano tudo era diferente. Outros amigos.
No décimo ano ainda tudo mais diferente. Ao longo do tempo, mudei completamente de amigos. Não mantive nenhuma amizade forte com ninguém que tenha sido da minha turma anteriormente, sem ser esta do secundário. Conheci imensa gente este ano. Grandes amigos que se tornaram, outros que se estão a tornar. Tenho ainda outros amigos que mantenho de há uns anos mas que nunca foram da minha turma.

E agora penso: o que estou a dizer agora sobre os amigos do sexto ano são neste momento, direi na faculdade sobre os amigos do secundário? Afastar-me-ei dos amigos do secundário que agora são praticamente a "minha" vida?
Dou-vos um exemplo, tenho uma amiga de 22 anos que e sabem com quantas amizades ela está agora que vem do secundário? Uma. E ela é uma pessoa muito amiga de todos. Digo isto para vocês não pensarem que "ah e tal, se calhar a tua amiga nem é social".
Pensar que a minha vida vai-se transformar por completo e que estou com pessoas agora com quem não me vou dar tanto daqui a uns tempos assusta qualquer pessoa. Claro que umas continuarão, mas maior parte não.
Há muita gente que para mim agora vale tanto e daqui a uns tempos não continuará na minha vida.
Mas - e voltámos ao "mas" - as pessoas mudam. As personalidades mudam. Os estilos de vida mudam. Os amigos vão desaparecendo. Outras pessoas aparecerão. Novos rumos de vida. Novas vidas. Novas pessoas. Apenas nos resta a memória. Será que a memória foi criada por acaso?

Comentários

Anónimo disse…
Sinceramente, os amigos que vão ficar para a vida inteira são aqueles que a gente conheceu depois de ter completado o secundário ou a universidade.
São disse…
Ora, aí está! Por isso, pensa bem antes de te mostrares amigo das pessoas... Elas podem acreditar... Algumas, claro :)
Unknown disse…
Sim concordo com a Rainha do Nada e Afins, mas serão muito poucos, dará para contar pelos dedos das mãos...infelizmente. É impressionante como conhecemos tantos mas tantos amigos ao longo da nossa vida escolar e no fim serão tão poucos amigos..um bjo
stantans disse…
eu não mantive nenhum amigo do secundário. há um ou outro c quem falo mt raramente (e mais pela net), de resto nada. e mesmo da faculdade apenas mantenho uma amizade, a mh melhor amiga. de resto os amigos que tenho conheci tds fora desse círculo
Anónimo disse…
Estou na faculdade e posso afirmar que de todas as pessoas que considerei 'amigos' no básico ou secundário poucas assim ficaram. Amigos de secundário tenho um, e posso considerar essa pessoa a minha melhor amiga até hoje. Os outros são conhecidos, são conhecidos que estiveram presentes nos melhores momentos da minha vida. Agora continuo a concordar que amigos para sempre são aqueles que vêm dos tempos de liceu. Comigo foi assim :) Não tenhas medo de perder seja quem for, eu também tive esse medo, chorei nos ultimos dias de aulas do 12º ano por esse motivo, mas eu não perdi ninguém, aqueles que eram realmente meus amigos ficaram, os colegas ficaram conhecidos e pessoas novas eu conheci.
Beatriz Céu disse…
O que é certo é que cada pessoa que conhecemos ao longo da nossa vida nos ensinou certas coisas. Afinal, somos o que somos graças ás convivências que partilhamos no quotidiano...
Anónimo disse…
Aconteceu-me o mesmo que à tua amiga, o que não é assim tão raro como algumas pessoas pensam. Depois de quase 4 anos de Faculdade, os amigos do secundário já lá vão, só mantenho o contacto com 2 ou 3, e já não os vejo há imenso tempo.
O estilo de vida mudou e estamos em faculdades diferentes, o que parecendo que não dificulta desde logo o relacionamento, porque não os vês um dia, não os vês outro, e acabas por deixar andar, e passam a ver-se esporadicamente.
Ao mesmo tempo, vais fazendo amigos na faculdade, acabas por passar muito mais tempo com estes, seja nas aulas, na praxe, nas festas ou a estudar.
Os relacionamentos que constróis na faculdade é feito numa fase mais madura da tua vida, o que acaba por resultar em amizades mais estruturadas, pacíficas e de 'irmãos', por isso é que se diz que os amigos de faculdade são para sempre. O que não quer dizer que não te vás desiludir com algumas pessoas, mas isso também faz parte.
Mas o que aconteceu comigo, com alguns amigos meus e com a tua amiga, não quer dizer que se vá passar contigo. Tens é que fazer de tudo para manter o contacto com os 'velhos amigos'.
Boa sorte :)

Ana
Filipa disse…
Bem não posso concordar com isso. sou este ano finalista de um curso de 5 anos. não mantenho todos os amigos que tive no secundario mas os importantes sim,temos um grupinho muito bom. devo dizer te que tenho uma amiga desde da primaria imagina e vejo a quase todas as semanas. e verdade que as pessoas mudam mas tu também mudas. na faculdade ainda não sei bem como vai ser mas nem toda gente é da cidade e agora com pouco emprego há muita gente que vai ter que emigrar sem duvida vai ser mais difícil. o importante e queres manter os amigos pode não ser fácil e claro que vai haver baixas pelo caminho.
Anónimo disse…
A Beatriz Céu tocou num ponto importantíssimo, toda a gente com quem nos cruzamos ao longo da vida, por mais curtos que sejam os momentos, são importantes para o nosso caminho, o nosso crescimento enquanto pessoas. Também me preocupo com a amizade e tenho a noção de que não sou a melhor pessoa a cultivá-la, o que não quer dizer que dê menos importância aos amigos. Mas às vezes lembro-me de certas pessoas com quem nunca mais falei, mas que ficaram na memória e sorrio ao lembrar-me do quão importantes foram os momentos com elas. Sim, Alex, acho que a memória foi criada para isso, para que tudo o que nós vivemos até ao presente contribua para a forma como vivemos agora.

Sara (Musical)
Anónimo disse…
Olá Alexandre

No final do secundário, mudei de cidade e entrei na faculdade. Também achei que nunca mais iria ver os meus amigos do secundário, pois eram muitas mudanças juntas.

Contudo, hoje acabei a faculdade. Foram 4 anos e desses 4 anos levo 4 amigas. O meu grupo sólido ainda são os amigos do secundário, mesmo em cidades e faculdades diferentes mantivemos o contacto e marcámos ferias no verao e pascoa sempre juntos. simplesmente aconteceu. por isso. nao te preocupes, pois manter amizades do secundário até aos 25, pelo menos na minha experiencia nao é impossivel ;)Se assim tiver de ser claro


Rita
é uma coleção de pessoas que vem e vão. E o que todas elas tem em comum, é que ajudaram a construir o você de hoje.\Gostei do texto, provavelmente qualquer um se reconhece nessa historia... "mas" nada, "e" é a vida. (nao sei se voce entendeu o que eu falei, enfim, valeu!
Eva Luna disse…
Estou a acabar a faculdade e poucos são os amigos que eu sei que vão ficar. E o meu grupo eram de 7 pessoas, sempre em festas, jantares e tudo e tudo. Mas cada um vai voltar para o seu canto do país, ou até emigrar e sei que a coisa vai ficar por ai. Agora os amigos do secundário? Ficaram todos. Vamos marcando jantares no Natal, na Pascoa, saídas nas férias. Com eles sempre que estámos juntos parece que não passamos tempo nenhum separados. Por isso, vai depender sempre de muita coisa :)

Mensagens populares deste blogue

O meu primeiro Amor

Greve dos maquinistas