Retrospetiva natalícia

O Natal realça e destaca o que está escrito como significado de ignorância no dicionário. Sim, ignorância que conduz à felicidade e neste caso particular à estupidez.
Podia escrever coisas bonitas sobre o Natal e respetiva época mas não tenho a mínima paciência para encontrar positivismo por isso apetece-me falar antes de coisas realistas.
Existem imensas coisas que me irritam nesta época nomeadamente na relação que as pessoas estabelecem com as outras nesta época natalícia soltando de si próprias, muitas vezes, a falsidade.
Na segunda-feira vi imensas pessoas no shopping a fazerem as habituais compras de Natal e encontravam nas lojas pessoas que já não viam há algum tempo e tinham todo aquele discurso querido do "bom natal para ti e para a tua família e um bom 2014" e outras frases habituais do tipo "que 2013 acabe bem mas que 2014 comece ainda melhor." "Temos que combinar qualquer coisa" mas depois "nunca" mais se falam. Enfim, o habitual.
Acho que todas estas frases não transmitem qualquer tipo de sentimento, apenas é alguém conhecido que encontras num lugar e estás a desejar algo de bom à pessoa mas simultaneamente só o fazes porque parece bem e faz parte do politicamente correto.
Li também muitas mensagens pelas redes sociais que têm apenas o objectivo de angariar mais uns likes. Para frases feitas sobre a época natalícia também posso fazer mas seria muito previsível.
O mesmo digo das mensagens natalícias que recebi pelo telemóvel. Só respondi às que eram efectivamente para mim e não àquelas em que as pessoas escreveram um texto a desejar a "minha" felicidade para este dia e para 2014 mas que enviaram para outras 100 pessoas ao mesmo tempo.
O Natal reflecte a falsidade que as pessoas possuem dentro de si. Sei que existem pessoas que compram relações com os outros com meros objectos que lhes são oferecidos. Aliás, toda a gente sabe isso. Sei que há famílias que passaram este dia juntos e não se suportam porque simplesmente há uma falta de comunicação que não lhes permite resolver problemas e respectivos conflitos e é por isso que passam o ano inteiro sem se falarem. E famílias que se dão mal, ou que simplesmente se desinteressam uns pelos outros durante o ano não vejo a necessidade de se recompensarem nesta época com presentes quando na verdade os valores que as pessoas devem possuir umas pelas outras - visto que são família -, é compreensão, respeito e amizade e volto a dizer: durante o ano inteiro.
Sei perfeitamente que quando criar uma família vou ter Natal completamente diferente do que tenho tido. O meu espírito natalício é completamente nulo e este ano não foi diferente e penso que imensa gente sentiu o mesmo que eu.
Não foi este Natal que mudou a relação com a minha família porque não é o Natal que tem de mudar, as pessoas é que têm de mudar. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O meu primeiro Amor

Greve dos maquinistas