Mini-humilhação na sala de aula...

Fazendo a reflexão do ano lectivo, conto aqui uma história que me deixou um bocado mal e que nunca mais esqueci.

Última aula do 1ºperíodo, da tal disciplina.
Auto-avaliação. Por ordem alfabética, a professora pede para que nós façamos uma reflexão do 1ºperíodo, onde poderíamos falar sobre o funcionamento das aulas, etc..
Antes disso...
A minha turma nem esteve muito bem no 1º período. Em geral, o comportamento era mau e foi numa aula que a turma entrou a rir e a falar alto que perturbou os primeiros minutos da aula. A professora pediu para que nós voltássemos a sair e entrar de novo de forma adequada, pois não foi o que tinha acontecida pela primeira vez.
Quando entrámos pela 2ª vez, a professora - como forma de castigo -, repreendeu-nos e mandou-nos escrever 25 vezes as duas seguintes frases:

A partir de hoje não volto a entrar na sala de aula de forma desadequada.
Ao entrar na sala de aula, devo fazê-lo de forma civilizada e silenciosa.

Após estar escrito as duas frases 25 vezes na sala de aula (quem não tivesse acabado, terminaria em casa) teria de vir assinado pelo encarregado de educação.
E na auto-avaliação, falei sobre esta situação. Sendo eu o presidente da assembleia de turma e termos falado sobre esse assunto na Assembleia de Turma, disse oralmente à professora - pois tinha oportunidade para isso -, que a decisão da professora (escrever 25 vezes as frases) tinha sido correcta, pois desrespeitámos a professora em plena sala de aula.
E a professora respondeu:
Você não está aqui para avaliar os professores. Você não tem que dizer se foi uma atitude correcta ou incorrecta, pois você aqui é um aluno e a sua opinião não vale nada na avaliação dos professores, está a perceber?
Após ter dito aquilo de uma maneira arrogante, lá pensei eu que mais valia estar calado e não ter dito nada. E na verdade, eu concordei. Concordei com o que a professora disse, eu sou um aluno que não pode avaliar os professores.
Sendo eu o segundo aluno da turma, seguiram-se outros 20.
Na assembleia de turma, no 1º período a turma disse que não gostava da professora, pois era muito severa e outras coisas mais graves... Mas sempre disseram "mal" da professora, quando ela não estava presente, pois na auto-avaliação, maioria disse
"Gosto imenso da professora" "É uma das que explica melhor..." "Gosto imenso da maneira como a professora ensina a matéria", etc... E a professora, ouvindo estes elogios, sorria..
Agora gostaria de saber uma coisa. Os alunos que a elogiaram, não a estão a avaliar? Não estão a elogiar a maneira como a professora ensina? Porque a professora também não os repreendeu?
Eu apenas falei de um exemplo, de uma decisão e disse que tinha sido correcta.
Acho que nunca saí tão chateado de uma sala de aula.

Comentários

Isa de Almeida disse…
Está bem pensado está, mas já se sabe.. quando toca a elogios a conversa é sempre outra!
Andas em que ano? é estranho uma professora mandar fazer isso xD
Alex Fernandes disse…
Isa F: Sim, mas eu por acaso até a elogiei, mas falei apenas de uma decisão, de um exemplo, não falei em geral! Sim, é estranho e andei no 8ºano, agora vou para o 9ºano!
Patt disse…
Há professores que não compreendo realmente...
É normal teres ficado chateado, nem sequer criticaste a atitude da professora, mas também se entende a rudeza da sua resposta, visto que estava já chateada com os acontecimentos anteriores, e mesmo não querendo tratar-te desse modo, foi o que lhe saíu na altura...
Melhores professores virão :)
Alex Fernandes disse…
PATT: O que mais me irritou, foi os meus alunos terem avaliado a maneira como ela ensina e ela não ter feito nada! A mim, respondeu logo. Enfim..
Sarah disse…
Realmente é um pouco chato, também fui a delegada de turma e tinha de falar com os professores sobre os assuntos de turma e também me aconteceu uma coisa parecida! Enfim o que podemos fazer...
Mas pensa que a tua professora tinha acordado mal disposta, pensa que para o ano isso já não vai acontecer=)
Alex Fernandes disse…
Jane: Só se ela tivesse acordado mal disposta todo o ano lectivo, pois ela agiu comigo naquele dia como é capaz de fazê-lo noutro dia qualquer, ela responde assim conforme a situação, não conforme o seu humor. :P
Daniela disse…
Realmente, a atitude dela foi mesmo arrogante :S
Sinceramente, acho que tu foste muito mais honesto que os teus colegas, pois disseste a verdade e que tinha achado a atitude dela correcta, enquanto outros colegas falavam "mal" dela e depois, na sua frente, teciam imensos elogios. Isso é falsidade.

Há cada situação... :/

bjinho
S* disse…
Assim aprendes que a vida está para os lambe-botas. ;)
Alex Fernandes disse…
Denise Luz: Eu apenas fui sincero ;) E pronto, são situações normais... Já passou:

S*: É com estas coisas que aprendemos, verdade.
Anónimo disse…
Também já me ocorreu, uma vez no 7º ano uma professora chegou 20 minutos atrasada para uma aula de 45minutos nós esperamos por ela e quando chegou vinha super perturbada perguntei se estava tudo bem ela respondeu-me mal disse que não tinha nada a ver com isso, que eu tinha entrado na sala tarde (entrei atrás dela) e que por isso tinha falta por me estar a meter na vida dela. Fiquei processa.
Lembro-me dessa história... xP

Acredita, prefiro ser sincero como tu o foste, mesmo que a professora responda de uma forma relativamente estúpida, em vez de ser "lambe-botas" como foram os teus colegas. Fizeste muito bem em dizer o que pensavas. Se a professora é "atrasada" ao ponto de não entender o que disseste, problema dela!

Já Xenofonte dizia: "O som mais doce de todos é o do elogio". A professora que o diga!
Luzinha disse…
=O
estupor da stora!!!
Rosie disse…
não a estavas sequer a criticar, não compreendi bem a sua atitude... porque mesmo que sejam os professores a dar as notas e essas coisas mais, os alunos também têm direito à liberdade de expressão (claro que sem desrespeitar as pessoas) e às suas opiniões, até para que uma aula possa funcionar da melhor forma, se não for esse o caso..mas lá está, já apanhei muito bons professores que sabiam aceitar as opiniões dos alunos e até as pediam para um melhor aproveitamento das aulas.. mas há outros que não são assim.. infelizmente
Alex Fernandes disse…
Caramelo: Bem, isso também não deve ter sido nada agradável! Essa professora devia estar com problemas pessoais e interfere sempre a sua "raiva" no seu trabalho profissional!

Filosofia de Vida: Sim, eu contei-te esta história! Xenofante disse-o muito bem! ;)

Luzinha: Nada disso! :P

Rosie: eu fiquei na boa com a resposts dela, como já disse. não gostei apenas das intervenções dos meus colegas a avaliar a professora depois de ela me ter dito aquilo! =/
Mesmo que hajam alguns professores que não concordam com a opinião dos alunos, devem pelo menos respeitar :)
Anónimo disse…
ya realmente lembro-me de como ficaste e chegaste a falar-me nisso, tens razão! Se me tivesse acontecido eu tambem ficaria em baixo, ela foi realmente injusta.

ass: Rita F
JP disse…
Tu, por tudo o que aqui escreves, és um rapaz inteligente e ponderado. Os professores que devem à inteligência e ao bom-senso não gostam de miúdos assim. Mas acho que fizeste bem. Mostraste mais carácter do que os teus outros colegas, e isso é o que conta.
Isa de Almeida disse…
Não dizia que eras tão novo, mas va-- no 8º também me aconteceram coisas do género :p
José Carlos disse…
Há professores que se chateiam só os melhores alunos... parece que têm medo de competição. xD
Isilda disse…
Percebo-te Alex.
Infelizmente há professores muito injustos...onde a esses ninguém faz nada e deixa andar...
Alexandra disse…
Pois é . Isso das 25 vezes , não soa um bocado a primaria? xD

Ha quem não se modernize...
Anónimo disse…
entendo perfeitamente como te sentiste..... a porcaria das hierarquias escolares têm disso á mão cheia!!!! quando n são professores, são alunos mais velhos ou colegas de turma populares...enfim.... tudo tem a ver com a pobreza de espírito, em relação aos professores ou exactamente á tua professora vê a senhora como mais propriamente alguém muito frustrada, tão tão frustrado que não se importa de fazer sentir humilhado uma criança perante outros 30...ora ou uma quimica, bióloga, socióloga etc etc...que n teve emprego para mais...secalhar pelas notas com que acabou o curso...ou então porque é só feia...
Agora...os professores não são avaliados pelos alunos é pelos colegas de profissão, o que torna tudo mais fácil...mas nos dias de hoje, se o teu encarregado de educação não achasse piada á atitude da senhora poderia levar a senhora a conselho disciplinar por te ter humilhado.... é isto que eu admiro em muitos professores ( n todos, eu felizmente tive 2 ou 3 desses), aos alunos que lhe mandam cadeiras nas costelas piam fininho, aos que baixam a manta espetam as frustrações pessoais...se fosses cigano ela agradecia logo e convidava-te para almoçar.... e não estou a ser xenófoba nem nada disso...eles é que a sabem toda e tem de ser mesmo assim...o ser humano por cobardia ataca logo o mais fraca,diferente ou pobre, está na essência das pessoas!!!
Não percas o respeito pelos outro, mas nada de permitir o desrespeito para com a tua pessoa....
Professores que te mudem a vida e a alma encontras 3 ou com sorte 4... esses já não acreditam no falso e velhinho status quo que a profissão dava..esses só querem crescer ctg e ser feliz ctg...é um prazer e uma sorte encontrar grandes pessoas que sejam igualmente grandes professores!!!
e mais não digo! ****

Mensagens populares deste blogue

O meu primeiro Amor

Greve dos maquinistas