Tempo de Viver

Urbana-suburbana, realista, contemporânea, Tempo de Viver retrata também outros aspectos dominantes da sociedade moderna ao tocar temas tão diferentes como a ambição, o swing, a vocação para padre, a ecologia, a prostituição de luxo, o impacto do divórcio nos filhos, as premonições, o esoterismo, o alcoolismo, a bissexualidade, entre outros.
Se houve telenovelas fantásticas em Portugal, Tempo de Viver é uma delas. Deu em 2006 e a TVI está a repor agora. Estou a acompanhar pelo Youtube e é bom recordar as personagens da Maria Laurinda e das inesquecíveis Bárbara e Lídia.
Novelas são novelas, é verdade, mas escritas pelo Rui Vilhena tem outra dimensão. 

Deixo-vos algumas das pérolas da novela. Mas há centenas! Os textos do Rui Vilhena são só os melhores de sempre!

Maria Laurinda: Eu tenho princípios.
Bárbara: Princípios. Princípios têm as auto-estradas, os filmes, os livros. Os livros também têm princípios. Quando encontrar algum ser humano com princípios diga-me em que jardim zoológico que ele está, que eu quero ir lá visitá-lo.

Gonçalo: Celina!
Celina: Estou aqui, senhor.
Gonçalo: Ah, você está…. Mas o café não.

Fotógrafo: (para Gonçalo e Maria Laurinda) Podem juntar-se só mais um pouco?
Gonçalo: Nós por acaso estamos com ar de quem quer recordar este momento?! Palhaço...




Fausto: Este é o Hugo, um amigo meu. 
Filipe: (aperta a mão a Hugo) Muito prazer.
Gonçalo: Tu também tens prazer com cada coisa...


Gonçalo: (para Artur) Quer que eu mande buscar as armas? Ou isto resolve-se com meia-dúzia de gritos? 

Gonçalo: (para Lídia, sobre Antónia) Fale você, e fale do seu filho, dos seus bicos de papagaio, ou do que quiser. Mas não lhe fale de problemas! 
Lídia: M-mas se o menino...
Gonçalo: Percebeu?
Lídia: (com uma voz sumida) Percebi... Mas talvez se o menino me deixasse explicar...
Gonçalo: Mas não deixo. E sabe porquê, Tia? Porque o que a Tia tem para me dizer interessa-me tanto como a vida íntima de uma avestruz.

Comentários

Johnny disse…
Eu segui essa novela. Até agora nenhuma a superou em termos de texto. Ninguém bate o Rui Vilhena.
Alex Fernandes disse…
Eu deixei de ver novelas desde Sedução de Rui Vilhena, em 2010. O Rui é o maior!
IceQueen disse…
Adorei esta novela :D
Anónimo disse…
Esta novela ainda dá na TVI de 2ª a 6ª as 14h45.
Bolinha* disse…
Eu também vejo agora a tarde na TVI! Uma das novelas que gostei muito!

Beijoka
http://bolinhabolita.blogspot.pt/
Johnny disse…
A Avenida Brasil também não é mau, devido à história. Tem ali um bocadinho de Revenge (que eu adoro). Vou seguindo quando calha.
Pinkie disse…
Adoro, adoro, adoro! E o casalinho Raquel/Gonçalo é do melhor <3
Pedro Ponte disse…
Outra pérola é esta

Bárbara a dizer mal da Lídia e, de repente, esta vira-se e diz:
- Olhe, não tem mais nada para dizer sobre mim? Então vá para o lugar das primeiras três letras do seu nome e entretenha-se xD (BARbara ahaha)

Mensagens populares deste blogue

Greve dos maquinistas