É isto que eu quero!

Talvez o título soe um pouco a um slogan para as eleições autárquicas mas não é nada disso caros leitores. O jornalismo: é isto que eu quero.
Esta semana vi uma foto e um vídeo que me fez perceber que é isto que quero seguir: o mundo da escrita jornalística e optar mesmo por comunicação social. Mas não é este post que me leva a querer ser jornalista, porque o jornalismo é algo que tenho em mente há imenso tempo.



Esta é uma fotografia que achei muita piada. Encontrei-a na página de um jornalista que subscrevi no Facebook. Foi tirada numa noite de trabalho onde os jornalistas estavam há horas à frente do palácio de S. Bento para noticiar em directo mais uma noite de negociações entre Passos Coelho e Paulo Portas - isto antes de se decidir que Paulo Portas seria vice primeiro-ministro.
Vê-se na fotografia umas câmaras e os jornalistas - até com o microfone na mão -, que ligaram para a telepizza para matar a fome tendo em conta que o trabalho parecia não terminar tão cedo.



Este é um vídeo incrível da última vez que José Rodrigues dos Santos, jornalista da RTP, esteve na guerra na Líbia.
Aos 30 segundos do vídeo nota-se que alguém faz sinal ao jornalista que algo de grave se passa atrás dele - o que ele ignora -, mas de repente aparece um rebelde que manda a equipa da RTP abandonar o local porque o inimigo está perto.

É isto que um dia quero viver. Quero sentir a adrenalina de ser jornalista, quero marcar a diferença com o meu trabalho, quero aceitar desafios e vive-los ao máximo. Sei que o jornalismo é muito mais do que descrevi com a tal fotografia e vídeo mas é este mundo que quero enfrentar independentemente que o futuro não seja prometedor. Não desistam do que realmente querem fazer ou ser.

Comentários

São disse…
A fotografia lembrou-me os meus tempos da Rádio... Ambiente de onde eu nunca devia ter saído... Aquele era o mundo que eu adorava. O meu lugar natural.

Quanto ao video, depois do que aconteceu com a Maria João Ruela não sei como é que ainda há com cada maluco... Esse que está aí na imagem não bate bem e o operador de imagem deve ser outro doido varrido igual... Aliás, antes dele aparecer vêem-se imagens do que está a acontecer como quem está a filmar um piquenique familiar...

E logo quando o rebelde vem, ele ainda o quer ignorar, diz "ok, ok" e quer continuar ali... E o da câmara (que, repito, deve ser outro doido igual) continua também na boa...

A mim também me fascina, mas eu acho que não era capaz disto. Acho que seria capaz de outras coisas, mas disto não :)
Isa disse…
também quero seguir jornalismo! É algo que me fascine mas de facto não me vejo numa situação como a do José Rodrigues dos Santos!
BOPS disse…
Espero que não te importes que tenha cuscado o teu blog x) Mas gostei muito da maneira como escreves :)
Bem, quanto ao post...força nisso! Pelo que escreves aqui no blog tens talento ;)
Anónimo disse…
Boa sorte e diverte-te no desemprego! :)
Eva Luna disse…
Boa sorte, já não há empregos garantidos em área nenhuma anyway, por isso mais vale seguires o que realmente gostas. :)

Mensagens populares deste blogue

Greve dos maquinistas

O meu primeiro Amor