A traição

Há três razões para as pessoas traírem:
- a relação estava mal e o nível de carência subiu consideravelmente;
- deixou de gostar do parceiro mas não tem coragem para enfrentar a situação;
- é puta ou um cabrão frustrado
Ao mencionar estas três razões não significa que haja alguma razão mais aceitável ou mais compreensível. São as três mesmo más que reflectem falta de dignidade e respeito.

Falando da primeira razão: "a relação estava mal e o nível de carência subiu consideravelmente"
Isto é talvez a razão mais ranhosa que há e acontece maioritariamente em adultos. Sim, aqueles adultos com casamentos de 30 anos que, à vista de todos, parece ser um casal que até se dá muito bem e que já existem pessoas que felicitam os anos de casamento até porque hoje em dia o divórcio é frequente nos casais. Contudo, é raro haver casais com décadas de casamento que não se traiam com outras pessoas. Ou porque o marido/mulher já não o satisfaz sexualmente, ou porque está à procura de novas aventuras com pessoas mais novas... e quando uma relação está mal o nível de carência sobe e depois enganam os maridos/mulheres.

A segunda razão é a mais cobarde de todas. Se se casaram e passado x anos deixaram de se amar porque é que insistem tanto continuar juntos? Só para fazer número de anos de casamento e festejar as bodas de prata e ouro no  mini-restaurante da aldeia e convidar a família para fingirem que ainda são felizes? Ganhem tomates e percebam que pode ser difícil divorciarem-se mas sempre é melhor viver numa ilusão que tudo é um mar de rosas, que ainda se amam e deixem de viver especialmente na ilusão que não enganados.

A terceira razão ganha em maioria absoluta. Há gente que não presta para nada e isso reflecte-se nestas situações, como por exemplo andar na cama com imensa gente enquanto a mulher ou marido pensa que aquelas saídas à noite é para ir beber uma imperial com os amigos ou tratar de assuntos do trabalho. Não é. Há mesmo imensa gente casada enrolada com outros/as.

E uma curiosidade: não é por nada que as letras de músicas de Ágata, Mónica Sintra se limitem a este tema: "traição". Porque quando elas escrevem músicas para o público é com o intuito que as fãs se identifiquem, penso eu. E não é por acaso que as fãs delas são tipo mulheres cinquentonas, domésticas ou desempregadas que não fazem sexo há meses.

Comentários

Sarah disse…
Concordo plenamente contigo, aliás se escreve-se algum sobre isso ia ser mesmo muito idêntico!
Oui, c'est moi! disse…
E parece-me que essa realidade cada vez existe mais. Aliás, se és leitor do Shiuuuu deves saber disso, tendo em conta os segredos que por lá andam... 90% é sobre traições!
São disse…
Estava cá a pensar... O pior é que as do Tony Carreira vão na mesma onda... Eheheh... Parece que não são só eles que traem...

A traição , o adultério sempre foi coisa que me enojou. Pergunto-me muitas vezes porque é que as pessoas se casam se é para depois andarem assim... Será o tempo que desgasta as relações? E então e aqueles que traem logo ao fim de pouco tempo?

Curiosamente, como tu sabes, li recentemente uma biografia romanceada do Calouste Gulbenkian... Para espanto meu, sendo o Kaloust (no romance chama-se assim)um homem casado e tendo sempre as amantes dele, acho que foi a primeira vez em que a traição, o adultério não me chocou nem me entristeceu num romance. E porquê? Porque o casamento dele foi desde o início, de parte a parte um casamento por conveniência. Não se percebe isso logo de caras no romance, mas eu percebi logo :)... Aquilo não foi um casamento, foi um negócio... Assim sendo, como o negócio não se desfaz por ele ter as amantes dele (nem ela se importa muito com isso e até tem "a vida dela também"), não me entristeceu...

Posto isto, ponho-me a pensar se muita gente não se casou )e continua a casar ainda) por conveniência, ou porque ficava bem casar, ou porque os irmãos e os primos já se tinham casado todos, ou porque queria ter um filho e achava que só dessa forma teria jeito...

Nos dias de hoje, em que já ninguém devia sentir a obrigação de casar, nem a obrigação de se manter casado, acho que a traição não se justifica... O pior é que noto que as conveniências continuam a existir... Isso é o primeiro passo para uma futura traição...

Mensagens populares deste blogue

Greve dos maquinistas

O meu primeiro Amor