As conversas que valem a pena

Se há cena que curto mesmo é falar com pessoal mais velho que eu. As pessoas adultas têm sempre cenas para contar, ensinar e muitas vezes abrem-nos os olhos para certas coisas. Isso faz que a nossa personalidade amadureça. Tipo stores. Há frases ou histórias que os professores contam que não me esqueço principalmente aqueles mais velhos que são mais sábios.
Por exemplo, hoje a minha stora de História falou do facto de um pai bater no filho para que ele ganhe respeito. Mas o filho ganha nesmo respeito... ou medo? São coisas distintas e o objectivo de agredir não é o que pensam ser.
Quando conheço pessoal da minha idade ou mais novo sei que as conversas baseiam-se em dizer merda, andar na palhaçada, rir e sermos uns autênticos infantis mesmo que não nos apercebamos. Faz parte da adolescência... e eu sou infantil. Mas é uma cena que nunca me incomodou muito... talvez incomode um bocado os meus pais, oiço muita vez "mas tu ainda tens 14 anos?"
Mas se for preciso ter uma conversa séria com alguém mais velho vale sempre a pena aprender umas coisas e acaba por ser benéfico.

Comentários

São disse…
Acontece porém, que a relação de convivência, de amizade, entre um adolescente e um adulto deve ser mútua. Porque assim como tu gostas de falar com pessoas mais velhas sobre os teus assuntos, com o objectivo de aprender mais algumas coisa. Essas pessoas mais velhas também podem gostar de falar contigo e de falarem um pouco sobre elas também. Quem sabe também não aprendem contigo? Uma relação de amizade entre duas pessoas (sejam elas de que idade forem) não é como uma relação entre um psicólogo e o seu cliente, em que o psicólogo só tem que ouvir e aconselhar e o cliente é o centro das atenções. Numa relação de amizade, esta mesma amizade deve ser mútua. A conversa não deve centrar-se só nos assuntos de um, seja ele o mais velho ou o mais novo...
BOPS disse…
Compreendo perfeitamente, comigo acontece o mesmo :)

Mensagens populares deste blogue

Greve dos maquinistas

O meu primeiro Amor