A verdade da Mentira

Fiz hoje uma apresentação oral a Português do livro "A verdade da Mentira" de Gonçalo Amaral, um ex-inspector da Polícia Judiciária que escreveu toda a investigação que fez desde o primeiro dia do desaparecimento de Madeleine (3 de Maio de 2007) até Outubro do mesmo ano.
Um livro que trouxe muitas polémicas por contrariar a tese que os pais da mesma sempre alegaram: rapto.
Aqui neste livro está descrito todo o desenvolvimento do caso feito pela Polícia Judiciária e depois de todos os falsos testemunhos, de todas as contradições e incongruências presentes na árdua investigação, concluiu-se assim que Madeleine terá morrido naquela noite e que os pais da mesma poderão ser suspeitos, neste caso, na ocultação do cadáver face a um acidente que possivelmente terá ocorrido.
A apresentação correu-me bem, visto que não é um livro que tenha uma introdução e um desenvolvimento tive que improvisar bastante e falar do tema do livro e não tanto da investigação pormenorizada.
No final da aula a professora disse-me que possivelmente teria um 17 ou um 18.
A oralidade é efectivamente algo que terei que dominar muito bem se quero seguir jornalismo e sempre foi algo que eu recusei em treinar porque nunca gostei muito de me expor, optando sempre por tudo o que envolvesse escrita e não tanto a oralidade. Mas tenho percebido que ambas valem bastante para o curso que estou e estas duas componentes - escrita e oralidade -, devem ser de excelência no jornalismo, e hoje lá consegui ficar cerca de 15 minutos a falar sem perder o raciocínio e sem interrupções.

Comentários

Vanita disse…
Com um livro Guerra e Paz :)
C*inderela disse…
Apresentações orais nunca foram o meu forte. Como futuro jornalista, é algo que vais ter que aprender a lidar :)

Bjokas*

Mensagens populares deste blogue

Greve dos maquinistas