Uma experiência diferente


Diria Immanuel Kant que o que fiz na passada quarta-feira foi uma ação conforme o dever. Uma ação pertencente ao imperativo hipotético. Aliás, uma ação que serviu como um meio para atingir um fim, fim que consiste na recompensa de me sentir bem comigo próprio por ter ajudado quem é mais desfavorecido.
Estive num jantar comunitário na quarta-feira passada em Alcântara e como primeira vez em que estive presente neste tipo de voluntariado posso dizer que foi uma boa experiência.
Além de servir à mesa tive a oportunidade de dar ênfase à palavra "comunitário" porque afinal de contas é essa a palavra mais importante e não tanto o "jantar".
Ali cada pessoa tem uma história. Existem ali pessoas más, existem pessoas boas, existem pessoas que se entregaram à pobreza enquanto outras não conseguiram escapar à pobreza.
Enquanto observava o rosto das pessoas era claro o sofrimento, a mágoa e também a revolta. Não sabemos porque estariam assim. Talvez estariam revoltados consigo próprios, talvez com outras pessoas, não sabemos. Porque cada um tem a sua história mas o nosso papel ali como voluntários seria dar uma palavra positiva e conseguir passar algo positivo nem que fosse somente a simples preocupação se as pessoas estariam a sentir-se bem naquele momento, se a refeição estaria boa, se gostavam de ali estar, etc.
Sinto que são pessoas que não sabem o que são afectos, não sabem o que é um amigo, não sabem o que é uma palavra amiga e estranham tudo o que tem a ver com afecto porque vivem num mundo em que tudo isso é inexistente.
A mensagem que consegui tirar daquela noite foi que somos todos pessoas, tão diferentes mas tão iguais e isso é o mais importante.
Para quem quiser conhecer melhor este projeto "Serve the City":

Facebook: https://www.facebook.com/ServetheCity.Lisboa


Comentários

Vanita disse…
Parabéns, Alex:)

Mensagens populares deste blogue

Greve dos maquinistas