O futebol

Em cinco anos de blogosfera acho que nunca falei de futebol - a não ser da seleção nacional.
O meu interesse por futebol sempre foi escasso. Até ao sétimo ano ia para o campo da bola da escola jogar futebol porque era o que todos faziam e cá em casa é tudo sportinguista - a minha mãe gosta mais do Benfica, mas penso que seja apenas para contrariar o resto da casa.
Por norma não jogo futebol portanto sou uma vergonha nisso. Em desporto sempre fui o melhor a correr, portanto faço a milha a brincar.
Apesar de não saber jogar podia interessar-me pelo mundo do futebol em Portugal visto que é algo que chama muitos adeptos, aliás, toda a comunicação social tem como destaque o futebol e muitas vezes é discutido se os canais informativos não darão demasiado tempo de antena a este tema. Talvez, mas é um tema que os portugueses gostam portanto não é criticado e muito menos incomodativo.
O meu desinteresse pelo futebol é fácil de explicar. O debate futebolístico é muitas vezes inútil porque não existe qualquer tipo de imparcialidade face aos jogos.
Vejo comentadores a dar a sua opinião mas rapidamente fogem do registo pois não conseguem ser imparciais porque estarão sempre a defender o seu clube e por vezes o fanatismo é tanto que existem factos que ocorrem que muitas das vezes não são aceites - pelo fanatismo -, o que manipula o sentido crítico da opinião.
Aliás, este é o debate onde a perda de argumentos chega muito facilmente e rapidamente se iniciam discussões acesas que por muitas vezes chegam a insultos e em alguns casos em gritaria e consequentemente amuos e algumas perdas de bom senso, recordando agora a saída em direto de Dias Ferreira a meio do debate na Sic Notícias há uns meses.
É um debate que não me chama à atenção pois o futebol muitas das vezes não sabe ser discutido e isso é claro.
Só falo do que sei e se discuto com alguém é porque tenho conhecimento do que estou a falar, portanto é normal que nunca ninguém me tenha visto a discutir este tema.
O certo é que o futebol sempre foi e julgo que sempre será um tema facilmente adorado e discutido pelos portugueses e penso que isso seja facilmente visível.
A "minha cena" é mais política, é um tema também controverso, mas é algo que domino melhor e o facto de não me sentir ligado a qualquer ideologia política torna-me imparcial, o que penso que seja uma qualidade neste tipo de temas.

Comentários

Pedro Pisco disse…
Futebol e nível cultural, no caso português, são inversamente proporcionais.
Existem dois incontroláveis fanatismos: O Religioso e o do Futebol.
Por serem isso mesmo, fanatismos, são vícios de pessoas de curtos horizontes, incapazes de interpor a razão, como travão das suas mais profundas paixões.
... E desculpem se ofendi alguém...

Mensagens populares deste blogue

Greve dos maquinistas