É assim que se aprende

Todos dizem "não avalies pela aparência" ou "não fales mal dos outros" e até "antes de julgar alguém pensa primeiro se és o exemplo para essa pessoa". Mas não há ninguém que nunca o tenha feito. Simplesmente há pessoas que têm amizades que se baseiam em avaliar os que nos rodeiam.
Eu não sou diferente de ninguém e também tenho o erro, de vez em quando, de avaliar as pessoas sem as conhecer o que acontece também com as outras pessoas em relação a mim.
Sem querer entrar em pormenores,
Ele sempre foi criticado pela facto da sua idade corresponder a uma mentalidade de criança. E ele tem mais sete anos que eu.
É pelas atitudes que se vê a maturidade e não pelo número da idade, certo?
Sempre o considerei uma criança autêntica que pensa que o mundo gira à sua volta e que o que ele pensa é que está certo. E que discute, defendendo as suas ideias com argumentos parvos.
Tinha uma ideia dele que no domingo mudou. Radicalmente. Estivemos a conversar pois passámos o fim-de-semana a trabalhar juntos, para isto. E soube como ele é realmente. Nunca pára, está sempre a trabalhar. Trabalha das seis da manhã às onze da noite. Opta pelo projecto que anda a realizar por sair à noite e até abdicou da namorada por ela estar sempre a pedir para jantarem fora e pelos pedidos "excessivos" de ir a discoteca e afins. Trabalha oito horas diárias, depois de concluído um curso profissional na área que ele tem mais aptidão e interesse.
Desempregado, resolveu ir trabalhar para uma distribuidora que dá a comida dos refeitórios para escolas e lares de idosos. No entanto, há uma semanas arranjou trabalho na área dele. Dependente apesar de viver com os pais, arranja sempre dinheiro para as suas necessidades e não pede dinheiro aos pais. Diz "não saio daqui, se a minha mulher não quiser vir viver para aqui, também não fico com ela". Rapaz de ideias fixas. Em tudo. Quando se entrega num projecto cumpre-o afincadamente.
Quer na associação de caçadores ou na associação de socorros. Ou como voluntário da protecção civil... entre outras coisas. Na minha idade ele era um preguiçoso de primeira. Penso que chumbou no básico dois anos e saiu da escola após concluído o nono ano. E seguiu para a formação profissional, como já tinha dito mais acima. Na festa que cá fizemos foi dos que trabalhou mais. Nas nossas últimas conversas contou-me coisas que servem de exemplo para a minha vida futura. Dá-se bem com toda a gente e disse orgulhosamente que poucas pessoas não gostam dele. Concluo que todos gostam dele pela sua personalidade, simpatia, boa educação, respeito e grande espírito de trabalhador e de ajuda para com os outros. Os ingredientes perfeitos para uma vida pessoal e profissional futura. E eu tenho pena que não seja, neste aspecto, como ele. A minha preguicite aguda, a minha falta de confiança para com as pessoas que não conheço lá muito bem e a minha personalidade que promete, no futuro não ser das melhores não me deixa ser tão dado às pessoas como ele.
Claro que ele também tem defeitos, nomeadamente a teimosia e as ideias fixas sejam elas erradas ou corretas e outros defeitos bem evidentes que eu sempre julguei não lhe dando oportunidade de demonstrar alguma qualidade. Mas a verdade é que ele é e sempre foi mais feliz que eu. Não se contenta com muito. Trabalha para que a recompensa seja a sua felicidade e a felicidade dos outros, não sendo propriamente egoísta por gostar de se sentir bem. 

Comentários

Decidido é certo! Mais feliz nunca vais saber, tudo bem que segue os seus ideais, mas ao ser tão certo nesses pode falhar noutros de que também gosta ( uma mulher por exemplo!)

E tu? Tu tens a vida inteira pela frente, vai á luta!
Anónimo disse…
Também tens coisas que ele não tem... Uma pessoa muito querida tem-me dito várias vezes: "Os ignorantes são mais felizes. O conhecimento/sabedoria tem um preço: não se contentar com pouco."

Sara (musical)

PS: felicidade depende em parte de uma "decisão" tua de ser feliz, tipo uma atitude!
M* disse…
A maturidade é também diferente em diferentes áreas, podemos ser maduros nas relações pessoas e imaturos nas profissionais, bem como o contrário.
Beijo

Mensagens populares deste blogue

O meu primeiro Amor

Greve dos maquinistas