A ambição

Às vezes pergunto-me se ser ambicioso é, ou não, uma qualidade na personalidade das pessoas.
Então vejamos, poderão haver pessoas que não são ambiciosas mas mesmo assim têm objectivos de vida. Não tenho problemas em admitir que não ambiciono muita coisa porque há pessoas que ambicionam demais e vejo que as leva à ilusão.
 Podemos ambicionar algo que sabemos que nunca vamos conseguir obter mas há sempre aquela ideia «eu quero, eu consigo», «nada é impossível», etc.
Dou-vos o exemplo das pessoas que querem ser perfeitas. Sempre me disseram para evitar o perfeccionismo porque o melhor é inimigo do bom e que tudo isto leva à desilusão. Mas há pessoas idealistas - como eu -, que certamente se desiludiram.
Talvez o meu problema é ser o típico português do "deixa andar..." e se raramente consigo congratular-me por algo que consegui fazer com mérito próprio é por isto mesmo.

Comentários

Bernardo disse…
O blog APONTAMENTO DESEJA UM FELIZ NATAL.

(novamente reaberto, e desta vez, para sempre :D )
Filipe disse…
É sempre bom ter ambição só que demais já não é tao fixe.
Também sou do tipico português que gosta de deixar andar.
Unknown disse…
Eu ambiciono demais mas é bom no sentido em que consigo alcançar muitas coisas, mesmo que não seja o que queria, lutei por algo e isso levou-me mais longe, que de outra forma nunca chegaria! bjinho*
Daniela disse…
Eu acho que tentar ser perfeitos a toda a hora pode ser mau, mas sempre me encorajaram a fazer tudo para ser boa no que quer que faça.
Acho que a ambição é importante mas não em exagero :)

Johnny disse…
A vida dos exigentes é assim. Quando um objectivo está prestes a ser concluído ou acaba de ser concluído mais 5 ou 6 já estão na mira e já estamos a pensar no futuro. Não se trata de não festejar como deve ser, trata-se de haver novos assuntos importantes em que pensar e que, muitas vezes, estão num patamar acima do anterior.
ADEK disse…
A eterna definição de ambição vs ganância!

PS: Votos de Feliz Natal!:D*
Unknown disse…
Tudo o que é demais é mau.

Eu acho que ser ambicioso é bom, eu pelo menos sou. Tenho objectivos e quero crescer e tornar-me alguém melhor a todos níveis. Mas não quero ser perfeito nem crio ilusões. A partir do momento que sei que me esforcei, mesmo que não consiga fico satisfeito.

Mas o pior para mim são as pessoas que por ambição e ganancia passam por cima de outras.

Mensagens populares deste blogue

Greve dos maquinistas