A falta de memória propositada

Se há cenas que me irritam nas amizades é as pessoas acreditarem quando a outra pessoa diz «nunca te vou esquecer» ou «best friends forever!!!». Eu não acredito nisso.
Estive a ver o meu Facebook há uns três anos atrás - a única coisa boa que a cronologia tem é essa opção - e vi que o meu leque de amigos era completamente diferente. Há três anos atrás tinha 13 anos e aí era tudo diferente do atual.
Os adultos não mudam muito em três anos... já na adolescência muda-se bastante.
Frases que me diziam como «I love you, nunca te vou esquecer», «és um grande amigo, mesmo para sempre» - eu acreditava nelas (!), perderam todo o efeito quando algumas dessas pessoas passam por mim na rua e nem me falam.
Mas claro que ainda  há pessoas que me falam: costumam dizer que têm saudades minhas.
Mas vocês sabem que, a partir do momento em que uma conversa se resume a «tenho saudades tuas... tenho saudades nossas» significa que a amizade vai acabar.

O que mais me irrita nisto tudo é a falta de memória propositada que há nas pessoas. Houve bons momentos, houve amizades fixes e de repente tudo isto muda... com causas como novos ambientes, novas pessoas, novos estilos de vida que as pessoas adotaram, etc. Dá-me a sensação que as pessoas se esquecem de tudo o que se passou no passado e ambicionam apenas o futuro.
Sempre me disseram que devia ter novos amigos, mas tenho que conservar os velhos. Acho que é difícil fazer isso, pois as pessoas seguem diferentes rumos de vida.
Dou-vos o meu exemplo: Apenas três pessoas que conheci há três anos continuam como melhores amigos.

A verdade é esta: Muita, mas muita gente passará na nossa vida. Poucas permanecerão, independentemente que agora as aches brutais.

Comentários

Anónimo disse…
No 9º ano o meu grupo de amigos dizia que ia ser "para sempre" e que não íamos deixar de nos falar por mudarmos de turma...acho que não preciso de dizer o que aconteceu ;)
Na verdade as coisas mudam, principalmente nestas alturas. Nem o meu grupo de amigos de há uns meses está igual, quanto mais de ano para ano.
Anónimo disse…
Às vezes também sinto isso, por mim própria: num momento parece que é a pessoa com quem mais saio, partilho cenas, etc... um tempo depois já não é nada disso e a culpa também é minha. Às vezes sinto falta de ter os chamados "amigos de infância". Mas não sou muita boa a cultivar as amizades, confesso :(

Sara (Musical)
Johnny disse…
Alexandre, com o tempo vais perceber que só ficam perto de nós os melhores. O resto vai embora e, quando isso acontece, deixa-as ir. É sinal que não mereciam ficar.
Anónimo disse…
Tens um selo no meu blog :)
C*inderela disse…
É a vida mas os verdadeiros amigos são aqueles que continuam ao nosso lado e que nunca se esquecem de nós por muitos anos que passam. A minha melhor amiga é do tempo da primária!

Bjokad
Anónimo disse…
A tua última frase diz tudo! Já cheguei a conclusão que as pessoas vem e vão e que às vezes apegamo-nos demasiado a pessoas que depois no desiludem por completo... é um pouco revoltante mas a vida é mesmo assim!
Um beijo.
Anónimo disse…
Por mim mais vale ser forever alone,porque o risco de desilusão é gigantesco...a falta de memória propositada ou não,é muito irritante mas quando é propositada é automaticamente sinal de que a pessoa usa mecanismo de defesa,o que é ainda mais irritante!!!

Mensagens populares deste blogue

Greve dos maquinistas