Línguas e Humanidades

Cheguei a pensar este mês em sair de Línguas e Humanidades. Não é por não gostar do curso, porque gosto, é apenas pelas consequências que trará no futuro.
MACS é matemática para crianças e o facto de ter tantas línguas como o pessoal de Ciências e Economia é ridículo. Estamos num curso de línguas e tenho apenas Inglês?
Escolhi Espanhol como opção mas acabei por ter Geografia sem uma devida explicação por parte da escola.
O que mais me chateia é o que poderá acontecer depois da universidade. Dizem que este curso não traz saída e isso faz-me pensar que não devo estar no sítio certo.
Vejo que há pessoas que estão em Humanidades para fugir a Matemática e eu não sou assim. Eu estou em Humanidades porque é a área que quero seguir.
Cheguei a pensar em ir para Economia porque seria a minha segunda opção mas com Matemática A acho que era impossível para mim mesmo que seja bastante importante para o futuro.

Comentários

Pedro Ponte disse…
Sinto-me igual a ti. Estou em Humanidades também e, em comparação às Ciências, acho as minhas disciplinas específicas sem qualquer utilidade no futuro. Tenho Literatura Portuguesa (porque gosto) e Latim (porque, pelos vistos, é necessária na Advogacia, não sei porquê lol).
Enfim.. Queria muito ser Prof. de História mas o desemprego nessa área aumenta de ano para ano.. Tenho 14 de média do 1º Período e não sei o que fazer...
César disse…
Eu estou em humanidades de 11ºano e efetivamnete tenho de concordar contigo quando dizes que tens tantas línguas como "o pessoa de Ciências ou de Economia".
Não é dos cursos que mais tem saída é verdade mas pode ser que não sejamos afetados futuramente mas tenho de novamente concordar quando dizes " que há pessoas que estão no curso para fugir á Matemática" e que tu, tal como eu, não estámos porque é área que queremos seguir!
Abraço!
Pinkie disse…
Eu segui ciências porque na altura tinham-me dito que tinha muito mais saídas profissionais. A verdade é que adoro ler e escrever e sei que teria feito com maior facilidade L&H do que ciências... Fisica&Quimica e Mat A são realmente puxadas.

No que toca a saídas, hoje está complicado para todos, mas realmente linguas e humanidades tem uma área menos vasta... Direito? Está à pinha. Sociologia, Geografia, Histórias, Traduções e afins? Poucas saídas... Quanto a comunicação social(área que também me interessou) também deve ser um bocado complicado - cada vez existem menos meios de comunicação social ou optam por fazer uma grande redução de pessoal.

Mas é como em tudo, de certeza que os melhores da área se safam sempre :) É preciso é fazer a diferença.
stantans disse…
acho que é melhor tentar seguir um curso de humanidades do que seguires um curso que não gostas só porque PODERÁ (sem certezas) ter mais saída
Mary Luzy disse…
realmente o curso em que andas não tem muitas saídas, mas se tiveres uma boa média podes entrar num curso na universidade bom e com futuro. Bjs
CC disse…
A matemática A não é um bicho de sete cabeças. Acabei o ano passado o 12º ano no curso de Ciências. A matemática, ao inicio, foi um grande problema para mim, aliás acho que sempre o foi. Mas se tiveres bons professores, talvez um bom explicador e empenho e força de vontade em aprender consegues. Acredita! Além de que hoje em dia não há, simplesmente, saidas em lado nenhum!
Ao longo do curso, e depois de o terminares, vais sempre perguntar-te se era mesmo o que deverias ter seguindo. No meu caso fiquei indecisa entre Ciências e Artes, mas só não escolhi Artes porque a minha paixão por Ciências era bem maior.
Não te deixes enganar pelo futuro. Se é de Humanidades que gostas então acaba o curso. Um futuro onde tu te sintas bem não é feito de segundas opções, e hoje em dia, quer tires um curso (na Universidade) na área das Línguas ou na das Ciências vais ter de lutar sempre para seres dos melhores, e até esses, os melhores, hoje estão com dificuldades em arranjar emprego.
Segue o que te faz feliz!

CC
Menaia disse…
Do alto da minha sabedoria - se é que lhe posso chamar de sabedoria - te garanto que Línguas e Humanidades é um bom curso. Pelo menos foi o que eu tirei e, tal como tu, que sempre quiseste seguir Comunicação Social, hoje posso dizer que estou no primeiro ano de faculdade a tirar uma licenciatura nessa mesma área.
Claro que podemos sempre usar o argumento de que este curso (seja o de Línguas e Humanidades, no Secundário, seja o de Ciências da Comunicação, no Superior) não tem saída absolutamente nenhuma e que não há emprego para ninguém. No entanto, devido à crise nacional e internacional em que estamos, qual é que é o trabalho mais proveitoso que temos garantido? Nenhum.

Nenhuma área está boa a 100% e os cortes que se fazem sentir são em todo o lado. Assim, na minha maneira de ver as coisas, devemos tentar sempre fazer o que mais gostamos. Mas para isso é preciso ter bem assente na cabeça aquilo que de facto queremos fazer da nossa vida; se se colocam dúvidas a meio do processo, então, há que parar e reflectir um pouco mais.

Eu, por exemplo, apenas decidi ir para Ciências da Comunicação após ter terminado o 12º. Até lá andava um pouco às aranhas, sem saber o que fazer... Tivesse eu sabido mais cedo e hoje tudo estava diferente, já que não teria tido Literatura Portuguesa no Secundário (a disciplina é muito boa, que é, mas para um curso de Comunicação não faz muito sentido, pelo menos não foi importante em nada quando ingressei no ISCSP, que é onde estou actualmente; preferia ter escolhido MACS, essa sim, uma opção que agora me daria muito jeito!)

Em suma, eu acredito que o trabalho árduo dê frutos de alguma maneira. O percurso é inegavelmente complicado e cheio de obstáculos, mas acho que no fim sabe bem termos-nos superado.

Espero que te tenha ajudado de qualquer forma. Só comentei aqui hoje porque acompanho o blog há muito tempo e achei que deveria dar a minha opinião sobre o assunto.

Abraço.
Patrícia disse…
eu na secundária escolhi linguas e Humanidades e depois entrei no curso de fisioterapia... nada a vêr mas é uma questão de escolhas... tive sim dificuldades por não saber coisas de biologia mas superei-as e hoje só me faltam 2 anos de curso!
paty disse…
Tirei o curso de Ciências e Tecnologias, estou na faculdade à 4 anos e o desemprego também está alto por estes lados. Está em todo o lado. Eu e os meus colegas temos mestrado integrado, o que quer dizer que seremos obrigatoriamente Mestres, e mesmo assim não há emprego :P isto irá melhorar um dia, agora só te aconselhava a tirares o que gostas e dares o teu melhor, depois logo se vê!

Para veres como isto está complicado, os próprios alunos de medicina querem emigrar. Não há empregos e o que há, é precário. Mas ainda te falta muito, até lá isto deve melhorar, se não melhorar, emigras. Há um mundo lá fora ;)
Juanna disse…
Saí de Humanidades em 1998. Não há muita saída, procura cursos relacionados com SEO/SEM, Community manager e afins. Isso está em alta.
Mafalda disse…
Eu entendo-te, também estou em Humanidades! Mas não desistas a sério, segue os teus sonhos! Podes ter mais dificuldade a encontrar um emprego no futuro, mas se fizeres algo de que não gostas não vais ser bem sucedido e aí é que se torna difícil arranjar trabalho. Não digo que não sejas capaz! Mas é horrível fazermos algo que detestamos para o resto da nossa vida. Estão tantos estudantes neste momento a seguir Ciências, que certamente no futuro a necessidade de pessoas competentes e bem formadas em Humanidades vai ser muito maior. Só conseguirás dar mesmo o teu melhor e ser bem sucedido se gostares do que fazes :)
Alex Fernandes disse…
Obrigado por todos os comentários :)
BeatrizCM disse…
Também estou em L&H, mas no 12º ano, e, tal como tu, também passei por essa fase de insegurança quanto a perspectivas de prosseguimento de estudos e trabalho. No entanto, sou da opinião que existem muito mais factores em jogo do que o "simples" curso que escolhemos no secundário: o tipo de curso que escolhamos no ensino superior, a universidade onde estudemos, as especializações por que optarmos... Enfim, um sem número de opções. Portanto, nada de desanimar! :D
Anónimo disse…
Olá eu estou no 11 de humanidades e queria seguir fisioterapia, é possivel? alguem sabe? Beijinhoss
Anónimo disse…
Estou a 1 mês de ter que decidir o que quero fazer no secundário :/ Estou bastante indeciso entre L&H ou Economia, eu adoro História e Geografia mas tambem gosto muito de Matemática, quanto mais complicada melhor... tenho notas de 5 a essas disciplinas e agora chegou aquela epoca em que todos dizem que L&H nao tem saida, mais vale fazer a Matematica e a Geografia em Economia e deixar a Historia como uma paixão à parte, estou com bastante medo de ter que anular o 10º por consequencia das minhas más escolhas...
Anónimo disse…
Olá a todos! Acabei agora o 11º ano de humanidades e tal como todos os alunos na minha situação temos de começar a pensar o que fazer a seguir ao secundário... É uma situação assustador, porque não me sinto capaz de entrar em urso nenhum, não pela média ou por não gostar, mas nada é suficientemente polivalente para me interessar. Além do mais, não sinto que encaixe em alguma coisa, porque gosto de tudo e não gosto de nada. é dificil para mim ver os meus colegas com queda para uma coisa e saber que irão ser excelentes profissionais na área que escolherem. Alguns cursos são sedutores, mas começo a questionar-me se será aquilo que quero fazer para o resto da minha vida... Tenho 16 anos e ainda não encontrei o meu caminho. Tenho medo de nunca vir a encontrar. E o problema é que já não tenho muito tempo...
Anónimo disse…
hey pessoal ! escecessem-se que o curos de Línguas e Humanidades não é só linguas, daí que muitas escolas apostem mais em Humanidades, onde se poderá inserir macs e geografia. Disciplinas muito úteus e indespensaváveis a qualquer ser humano.
Anónimo disse…
BOA TARDE É POSSIVEL UMA PESSOA TER O CURSO DE LINGUAS E HUMANIDADES E IR PARA FISIOTERAPIA?
OBRIGADA:)
Alex Fernandes disse…
Penso que sim anónimo das 17:54
Anónimo disse…
Olá eu estou no 12ºano de humanidades e quero seguir psicologia é possivel ?

Mensagens populares deste blogue

O meu primeiro Amor

Greve dos maquinistas