Pedido de desculpas

Lembro-me quando o Alta Definição começou na SIC há 4 anos. Na rua e nas redes sociais ainda não falavam da célebre frase "o que dizem os teus olhos?", sendo esta a forma como ele termina atualmente as entrevistas.
Das primeiras duas vezes que vi o programa isso não aconteceu. Talvez "O que dizem os teus olhos" ainda não estava como imagem de marca daí o Daniel Oliveira optar por outras perguntas... mais interessantes e sem a técnica de manipulação emocional.
Lembro-me de ele terminar a entrevista a perguntar, de forma inesperada quer para o convidado quer para os telespectadores "mentiu nesta entrevista?" ou "Deve algum pedido de desculpas?".
Se ele me perguntasse se devo um pedido de desculpas não saberia o que dizer. Não sei se devo um pedido de desculpas a alguém. Nunca fiz nada de muito grave a alguém cujo pedido de desculpas tenha que ser feito e que me encha de remorsos por isso mesmo.
Toda a merda que faço, ou quase toda, sou eu que acabo por ser prejudicado, não querendo achar-me masoquista mas se calhar até sou. Não cometo erros para penalizar os outros.
Mas agora penso: um pedido de desculpas hoje em dia é tão banalizado. Eu posso ir contra ti na rua e fazer um pedido de desculpas porque foi sem querer mas também posso cometer um crime e pedir desculpas, por exemplo à família e será exactamente da mesma maneira. A mesma frase e até o mesmo tom. E como deciframos se um pedido de desculpas é sincero? A palavra está tão banalizada que já não sabemos o sentimento que vem por trás dessa palavra. De culpa ou de simples conveniência? 

Comentários

Pedro Pisco disse…
E dizes tu que não gostas de filosofia... fará se gostasses... eheheh


Mensagens populares deste blogue

Greve dos maquinistas

O meu primeiro Amor