O meu projecto de vida!

Ontem, na catequese, estávamos a falar sobre os nossos projectos de vida. 
O catequista perguntou o que nós queríamos ser quando fossemos grandes. Maioria respondeu que não sabia e eu lá respondi de forma diferente da maioria.
Interesso-me por jornalismo, escrita e por psicologia. 
E é a verdade. É o que eu mais gosto. Quando era mais pequeno quis ser taxista, carteiro, jornalista e psicólogo. 
Mas até ter uma profissão, tenho que decidir muitas coisas e os meus gostos daqui a 5 anos podem ser outros! Até lá é preciso decisões importantes, muito trabalho e saber distinguir a vida pessoal da vida profissional, pois são completamente diferentes! Tenho muito que pensar e muito tempo para isso. Mas os adolescentes pensam no seu futuro e isso é saudável...
E dizem agora vocês:
Não te preocupes com o futuro... Preocupa-te agora com os estudos para teres um bom futuro...

Pronto, está bem. 

Comentários

Pretonoamarelo disse…
Sim também acho preocupa te agora com os estudos para teres boas notas,depois a partir disso vais moldar o teu futuro e decidir o que vais seguir...
Sandra disse…
vive la vida














mas não em exagero pq o futuro pode estar a chegar :)
Zlati disse…
Tu realmente és um adolescente muito sensato:)
Continua assim e vais longe! beijinho
~ rita disse…
Olha, acho que n precisas é de te preocupar nada, que tens muito tempo para pensar nisso tudo. E quanto mais cedo começares com as preocupações, mais te arrependerás depois de n ter aproveitado bem o tempo. Fala a voz da experiência xD
R.L. disse…
boa Alexandre! :) divulga! queres juntar-te ao asinhas no facebook, olha que até sou jeitosa (blogger): http://www.facebook.com/#!/pages/asinhasdefrango/329052044398?ref=ts

Obrigada!
A. disse…
Um jovem decidido! Gosto... Gosto!
Ainda tens muito tempo pela frente...é bem verdade.

Mas..., agora, faz-te à vida nos estudos :D
Entretanto... CALMA... VIVE DEVAGAR... CARPE DIEM... vai aproveitando bem os intervalos entre os estudos... indo às belas das papelarias, que adoras,comprando umas quantas revistas e jornais (todavia, sem exageros, se não lá se vai a mesada).
Convive com os teus VERDADEIROS amigos (que desses há poucos). Reflecte também, construindo pouco a pouco a tua forma de estar e de agir.

Não estabeleças, desde cedo, preocupação quanto ao teu futuro...descido como és, acho que não terás muitos problemas. POUCO A POUCO encontratás o teu caminho :D
Anónimo disse…
Sim senhor, interessas-te maioritariamente por letras. É já no final do 9º ano que vais ter de tomar uma das opções mais importantes da tua vida escolar: escolher a tua área.

Pelo que contas aqui, parece que tens inclinação para a área Línguas e Humanidades. No entanto, hás-de ter muito tempo para pensar no assunto com atenção, até porque há muitos mais factores a ter em conta na escolha de uma área do que a apetência para certas disciplinas.

"Projecto de vida" é uma expressão que nos próximos anos vais ver alterar-se muitas vezes. Vai incluir nesse conceito muito mais coisas que não a área de profissão, mas tudo a seu tempo. :P

Por enquanto, como dizes, não vale a pena preocupares-te muito com o futuro. Desfruta desta fase ao máximo. :)
Daniela disse…
Desde sempre que me interessei por estilismo, tive essa ideia até ao 10º ano. Depois mudei para fotografia (ideia que ainda hoje me está na cabeça), mas acabei por ir para Design. O mundo à nossa volta muda, e nós mudamos com ele. Nunca sabemos o que nos vai estar na cabeça amanhã. Mas segue sempre o que gostas!
Beijinhos*
Bloguótico disse…
Em tempos, Jornalismo também sempre foi a minha inclinação... mas acabei por seguir outra área!!
O tempo te dirá se é isso mesmo que pretendes seguir... e se for, o que me parece bastante provável, dado o teu discurso, teremos Jornalista... sem dúvida!! :D
Diana disse…
Lembro-me bem dessa catequese.
Lembro-me que andava com montes de ideias na cabeça, sobre o que seguir no Secundário..andei meio atarantada, e ainda ando...
...mas uma coisa de cada vez...tudo será providenciado.

Gosto do teu blog, senhor conterrâneo (=
Anónimo disse…
Quem disse isso? Claro que é preciso pensar no futuro agora, sempre com conta peso e medida é verdade, mas é importante! É desde pequenino que se torce o pepino :-)
Sara (musical)
PS: eu era uma daquelas que respondia "não sei" lol
José Liceia disse…
Vou para turismo... é importante pensar no futuro, mesmo muito importante, não convém chegar ao 10º a no sem fazer a mínima ideia do que queres seguir...
beatrizmr disse…
eu acho que nos devemos preocupar a serio com o nosso fututo, eu pelo menos tenho sempre uma vaga ideia do que quero fazer no dia seguinte, semana, mês, ano. nunca vivo daquele modo "vive um dia de cada vez", isso é para os alcoolicos em reabilitação e para o velhinhos à espera de morrer. xD
coconut disse…
eu estou em psicologia, se te decidires por psicologia vem estudar para Coimbra (é a única de excelencia de portugal, e a única de excelencia de psicologia da europa) e não há melhor para viveres os anos académicos em grande! Gosto das tuas convicções e de já teres uma identidade própria :) beijinhos
Anónimo disse…
oh toda a gente diz que quando for o momento nós vamos saber, mas deves sentir ansiedade como eu, que estou na mesma situação que tu ,em saber para que curso vamos tipo agora.
algodãozinho disse…
Olá Alexandre.
Pois acho que já está em boa hora de começares a pensar no futuro.Escolher em cima da hora a área a seguir pode te levar a cursos sem saída profissional.
O grupo de licenciados desempregados é já muito grande, não queiras ser mais um!!
' Claudjinha disse…
bem, eu com 14 anos quase que ainda brincava com barbies e quando chegou a altura de escolher um curso vi-me aflita, e mudei. agora estou em Psicologia. mas deixa-me dizer-te uma coisa: tens jeito para escrever ;)

ah, e a minha mãe é taxista. não quero diminuir a profissão (uma como qualquer outra), mas tens capacidade para mais :)

Mensagens populares deste blogue

O meu primeiro Amor

16 de Março, aniversário do autor deste blog.