A memória no Prós E Contras

Fui ver hoje o Prós e Contras ao vivo pela primeira vez. Depois de uma tarde de transportes públicos, passeios à beira rio e um jantar "combinado" há dois anos no Cais do Sodré dirigi-me para a Fundação Champalimaud para um debate cujo tema era a "Memória".
O debate respondeu às seguintes perguntas:
Como sentimos a memória dos afectos?
Como vivemos a memória individual e colectiva?
Os cheiros que inundam a nossa memória, os sons que guardamos para sempre.
A memória... e a falta dela.
Porque é que a memória nos constrói como seres humanos... e nos dá vida?

Ao início achei que fosse interessante só pelo simples facto de não envolver política. Apesar de um ser um fã por debates desse tema decidi então que também era essencial haver um debate que fugisse um pouco a politiquices, e política é habitualmente o que se destaca no Prós e Contras, daí apostar neste para ver ao vivo.
Foi um bom programa, talvez tenha faltado um pouco de debate entre os convidados, pois limitou-se muito à análise do nosso cérebro respectivamente à produção de memória e não houve qualquer espécie de contra-argumentação mais acesa visto que o ambiente era bastante calmo, tranquilo e até harmonioso, estando todos de acordo com todos. 
Se tiverem curiosidade, procurem pelo site da RTP que já está disponível o programa para visualizar pela net.
Foi uma boa experiência, sempre se aprende novas coisas e acabei por perceber que a memória é fundamental nas nossas vidas e muito mais do que nós pensamos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Greve dos maquinistas