A timidez

A insegurança e a timidez tem uma potência maior do que nós pensamos, nomeadamente para as pessoas que a possuem.
Eu já fui muito mais inseguro em relação a tudo mas com a maturidade, com um pouco de mais auto-estima, deixei de sê-lo.
Primeiro tive que perceber que o que quero seguir profissionalmente exige uma boa oralidade e a imagem conta bastante. Não podia ser uma pessoa que se reprime demasiado e que pouco fala cuja falha seria a comunicação.
Sei que tenho muito para melhorar e que talvez ainda não consiga dominar muito bem a comunicação e até a relação com as pessoas como desejaria, mas penso que com o treino tudo isso poderá melhorar.
Existem diversos vídeos na internet e até livros de auto-ajuda para combater a timidez porque sim, a timidez pode mesmo ser o inimigo de muitas coisas que poderíamos alcançar e que simplesmente não conseguimos devido a esse fator. Mas com treino, com uma boa preparação e talvez até com auto-estima tudo pode melhorar ao longo do tempo.

Comentários

Bernardo Martins disse…
Acho que o essencial para evitar situações de timidez é mesmo a auto-estima, como disseste que foste ganhando com a idade. Acho que quanto melhor estivermos com nós próprios, melhor estaremos com outras pessoas. Depois também há aquelas situações em que estaremos muito melhor com outras pessoas do que com nós próprios. Nesse caso passa-se o contrário.

Acho que primeiro é necessário conhecermo-nos a nós mesmos para podermos começar a conhecer outras pessoas. No meu caso, era bastante tímido quando era novo (tanto, que nem tenho bem noção, hoje em dia), passei para o reverso da medalha, falando muito com muita gente. O meu problema era que não me conhecia a mim mesmo e refugiava-me muito nas relações com as outras pessoas. Nesse caso não era tímido mas faltava-me um pouco de auto-estima ou auto-conhecimento.

Apenas hoje é que acredito que me conheço e que não sou tímido. Acho que a chave para isso mesmo é sinceridade, para connosco e para com os outros. Se for sempre sincero, mesmo para com verdades que não me agradam tanto, sei que nunca me vou envergonhar de nada ou de quase nada. Acho que só precisamos disso :)

Bernardo
S* disse…
Sempre fui algo tímida. Hoje em dia nem me considero envergonhada, mas talvez goste pouco de desagradar os outros.

Mensagens populares deste blogue

Greve dos maquinistas

16 de Março, aniversário do autor deste blog.