Baralhado



Os testes psicotécnicos dizem que tenho aptidão para línguas e comunicação. E o curso mais adequado segundo a psicóloga é Técnico de Turismo. E eu que tive num congresso na quarta-feira de Turismo cinco horas seguidas, e que na segunda hora já estava discretamente com phones a ouvir a Rádio Comercial.
Turismo? Eu?
Estou desde o sétimo ano com a certeza que no décimo ano seguiria para línguas e humanidades e agora vem a senhora dona psicóloga dizer-me isto.
Estou completamente baralhado…
Pois, era esse o objectivo – disse ela.
Ter 15 anos e ter que escolher uma decisão bastante para a minha vida é cedo. Acho que com 15 anos é cedo. Na minha cabeça, está tudo uma baralhação. Graças à psicóloga… Tenho interesses e aptidões – que são completamente diferentes -, e não os relaciono nada bem, pelo que já vi.
E mais não sei dizer. Estou todo baralhado!

Comentários

TheWriter disse…
Também tive exactamente o mesmo problema... Mas os meus testes eram inconclusivos...
Era muito boa a línguas, mas tinha mais noção espacial, e a minha maior aptidão era de raciocínio. Esquisito.

Acabei por seguir gestão. Era algo que já tinha em mente há uns tempos. Além disso, acho que sou mais desse género, de fazer contas e preencher papéis.
inês alves disse…
tens que seguir o que tu realmente queres, pois não vai ser a psicóloga da escola que vai estudar por ti. eu estou em línguas e humanidades porque sempre quis isso, felizmente sempre tive o apoio dos meus pais para o fazer, estou no 10 ano e digo-te que vale mesmo a pena. ainda para mais se gostas de comunicação, será em humanidades que terás todas as bases para a universidade!
Verónica disse…
Isso não quer dizer nada Alexandre, conheço pessoas que tiraram um curso diferente do que lhes deu nos testes e que agora estão super felizes!
Por isso, pensa por ti! (:
Anónimo disse…
Segue o curso que quiseres, não ligues aos testes psicotécnicos. Se não, quando fores grande, não fazes nada do que tu realmente queres e não aproveitas a vida ao máximo!
I. Reg. disse…
Os psicotécnicos servem para avaliar as tuas aptidões e capacidades mais desenvolvidas no momento (por vezes, alteram-se ao longo do desenvolvimento).
Para alguém que está indeciso entre 2 ou 3 áreas que goste ou quem não sinta uma ligeira inclinação para determinada área, são, de facto, uma boa ajuda!
Para ti, que sentes essa "inclinação" pelas humanidades, pode acontecer que não sintas muita utilidade neles.

Pensa um bocadinho sobre "e se eu for...", gosto de interagir com outras pessoas? de comunicar com elas ou para elas? prefiro um trabalho mais dinâmico ou mais estático, mais calmo ou mais agitado? imagino-me como ...? e como ...?

De qualquer forma, a opção deve ser sempre tua. E dentro de cada área, há uma panóplia de profissões por explorar!

Boa sorte no futuro, e diverte-te por essa aventura ;)

Uma psicóloga fã,

Mensagens populares deste blogue

Greve dos maquinistas

O meu primeiro Amor