O horário nobre da TV portuguesa

* artigo que enviei para publicação no espaço 'Opinião' do jornal Badaladas.

Agora com as férias de quase três meses de duração para os estudantes – o que inveja os adultos –, os jovens têm muito tempo para ocupar o dia em tempos livres, chegando a preenchendo-os a tempo inteiro. Falo da internet e da televisão, se não ocuparem os dias em piscinas ou em praias. Mais que metade dos jovens passam dias agarrados à internet, outros colados à televisão e até há uns que passam os dias na internet enquanto vêem televisão. Explicavam nas notícias que ver televisão enquanto se usa a internet, torna-se um vício e não é recomendável para as pessoas – especialmente para os adolescentes.

Agora que estou de férias tenho a oportunidade para ler, descansar, conversar com os pais e com os amigos ou até vizinho, sendo eu muito curioso a saber tudo o que se passa na televisão portuguesa, a nível de programas e de famosos que os apresentam e dos profissionais que os coordenam, por vezes pesquiso blogues e fóruns onde falam da televisão.
Inscrevi-me num fórum na internet que fala da televisão portuguesa que é bastante visitado cujo nome é ‘O Informador Fórum’. Tem várias secções: Audiências, RTP, RTP2, SIC, TVI, CABO, séries e ainda uma secção para conversar sobre o que quisermos, onde nos podemos apresentar ou falar sobre problemas da vida social. Sem dar alguma identificação da minha localidade ou da minha idade, lá vou escrevendo e comentando as audiências do dia anterior que são ali expostas. A parte das audiências é a mais comentada, vista, discutida e até a mais engraçada. Vejo ali jovens da minha idade viciados em televisão… os fãs da TVI a discutirem com os fãs da SIC e vice-versa. Nunca pensei ver ali tanta felicidade dos membros simplesmente por a TVI ter ganho o dia em audiências, com as suas telenovelas que preenchem o horário nobre da TV, o que é uma maçada tanta novela em tanta hora seguida. Quem está atento, vê que das 21h30 às 00h30 não pára.
Espanta-me que os jovens tenham esses vícios pelas audiências televisivas, comentando os milhares ou milhões que viram tal programa e depois ficarem todos felizes quando a estação televisiva que eles preferem ganha a liderança do dia, do mês ou do ano. Como dizia alguém, só tem vícios quem tem dinheiro. Será mesmo?
Vou fazendo zapping todos os dias pela SIC e pela TVI. Pelo Pesado – que considero uma mistura de Biggest Loser norte-americano com Tardes da Júlia, especialmente ao domingo -, depois Remédio Santo, que é uma novela com o mesmo autor que escreveu a novela que ganhou um Emmy.
Já no horário das 22h30, temos a novela Laços de Sangue que é mais do mesmo. Todos sabemos que a maldita Diana – a grande vilã da novela -, que desde Setembro, quando estreou a trama, que só faz maldades que até dá vontade de entrar na televisão para agredi-la. Esta novela tem muita história, mas será que haverá paciência e dá para aguentar tanta maldade e tanta manipulação por esta vilã? É que ela já matou o pai do ex-marido, raptou a irmã e tentou matá-la, vai preparar-se para estrangular a mãe, matou um dos parceiros do crime, vai prejudicar a gravidez da irmã e ainda matou um gato a sangue frio. E nunca desistiu. Ou seja, objectivo de vida: estragar a vida da família.
Depois temos a grande novela dos anos 80 que é gravada perto de Torres Vedras, em Sobral de Monte Agraço. E às 23h30 mais uma novela brasileira na SIC – Araguaia -, e para finalizar, Sedução na TVI – que é a melhor de todas, escrita por Rui Vilhena.
Não será um exagero de ficção nacional para os portugueses? Não esquecendo das telenovelas que passam à tarde, como todos conhecem, os Morangos com Açúcar na TVI, que se prepara para gravar a nona série que irá estrear em Setembro deste ano.
Com tanta novela, com tanto reality-show, com tantos programas… Será possível ter paciência para tudo? Ainda por cima, para as pessoas que trabalham arduamente o dia inteiro para conseguir ter uma vida estável… Para o país que somos, acho que a televisão e o futebol “foge” da crise, tendo em conta os ordenados dos profissionais… Ordenados milionários. Portugal estará mesmo em crise?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Greve dos maquinistas

O meu primeiro Amor