Um pequeno desafio

Queria pedir às pessoas adultas que lêem este blog que aceitassem e respondessem a este pequeno desafio que vos vou propor.
Basta responderem às perguntas.
O que mudou de 2002 para 2012
1) A sociedade mudou? Em que aspetos?
2) As  pessoas estão diferentes? Em que aspetos?
3) O que evoluiu de há dez anos para cá? 
4) O que não evoluiu de há dez anos para á?
5) A personalidade das pessoas com quem vivem mudou? São mais egoístas...? Mais compreensivas...? 
6) A aversão aos políticos existia há dez anos?
7) As pessoas na rua parecem-vos iguais de há dez anos atrás? Mais alegres? Ou com um ar mais cabisbaixo?
8) O que pensavam quando alguém vos perguntava: "Como será a sua vida daqui a dez anos?"
9) O que imaginavam corresponde à verdade? Justifique.

Não têm que responder a todas, se quiserem apenas responder apenas a algumas, assinalem às que estão a responder.

Podem deixar as vossas respostas na caixa de comentários ou no e-mail : devaneiosdeumadolescente@hotmail.com


Comentários

Martine disse…
Alexandre, aqui ficam as respostas:

1) A sociedade como um todo geral, creio que não mudou, mas talvez tenha mudado em aspectos particulares. Em 2002 obviamente que não se equacionava nem falava da crise. Foi o ano em que a moeda Euro entrou em vigor (a ser usada) em Portugal. A maior mudança possivelmente foi mesmo essa: deixar os escudos para trás e usar os euros.

2) As pessoas estão diferentes porque a vida é mesmo isso, um conjunto de alterações que directa ou indirectamente mudam as pessoas. Mas de uma forma generalizada, as pessoas estão mais preocupadas com o futuro e as famílias estão cada vez mais disfuncionais.

3) No meu ponto de vista pessoal, poucas coisas evoluíram para melhor. Os cursos universitários passaram a ser mais curtos e supostamente menos dispendiosos, mas o teor dos cursos passou a ser mais fraco e menos denso. Começou a dar-se mais importância a causas humanitárias, ambientais e de defesa dos animais, o que foi positivo.

4) Muitas coisas não evoluíram: as pessoas continuam a ser inconscientes em relação a vários assuntos; A educação nas escolas continua com muitas falhas a nível pedagógico; Comprar casa é cada vez mais difícil; O desemprego em vez de ter diminuido, tendo em conta que há cada vez mais pessoas formadas, aumentou.

5) A personalidade das pessoas mudou de uma forma geral no que diz respeito à paciência e à esperança. As pessoas estão cada vez mais impacientes e cada vez menos esperançosas.

6) A aversão aos políticos deve de existir desde sempre, porque sempre existiram medidas políticas absurdas e opiniões contrárias às políticas feitas.

7) As pessoas parecem-me mais preocupadas, mais angustiadas, menos pacientes. Por outro lado, também me parecem mais isoladas na sua própria vida e com as suas próprias preocupações.

8) Eu imaginava-me quase como estou agora, mas imaginava-me a viver em Portugal.

9) Sim, porque aquilo que imaginava (ter a minha própria casa, emprego e vida pessoal) se realizou.

Beijinho :)

Mensagens populares deste blogue

O meu primeiro Amor

Greve dos maquinistas