A minha turma.

 passei a idade: se tenho amigos, sou feliz. 
Agora já vi que existe coisas mais importantes que a amizade, apesar de a amizade ser bastante importante para as nossas vidas.
Agora parece que estou a perder amigos, mas surgem outros novos de repente. Porque há alguns pensamos que são verdadeiros amigos, mas depois há desilusões. Coisas mínimas que nos magoam profundamente e que quase nunca expressamos a nossa mágoa! 
A solidão nunca irá resultar, nem vale tentar... Mas tenho andado afastado de alguns colegas, porque eles gostam imenso de dizer mal nas costas [tipo, de mim e alguns amigos meus] e são imensamente falsos e cínicos! É mais ou menos o passatempo deles a qual eu já não faço parte! Os nossos pensamentos devem ser partilhados, é verdade. Mas também temos de aprender a controlar as nossas críticas. Passam de críticas para insultos que se devem a dor de cotovelo. 
Não devia pensar tanto do que as pessoas acham de mim. Agora socializo lá na escola com pessoas mais velhas que eu (não muito mais velhas) e prefiro estar com esses.
Eles não vivem tanto da aparência e não dizem mal das pessoas quando não têm nada para fazer, o que se torna agradável.
O complicado é conviver com a minha turma que 97% gostam imenso de dizer mal e fazer mal uns aos outros. Eu próprio já disse à directora de turma que a turma pode ser muito unida porque estamos sempre juntos nos intervalos, mas não existe nenhuma união entre nós, ou seja não se ajudam nem se preocupam uns com os outros.
Quem está a ler isto pensa: Oh, são putos que têm 13 anos, ainda têm muito que aprender... Nós também temos sentimentos e também somos humanos - para quem não sabe. 
Para mim já não são amigos, são apenas colegas de turma. Óbvio que os respeito e espero que me respeitem também.

Comentários

JC disse…
Tbm tive uma turma assim nos dois anos que passaram. Percebo o que queres dizer.
DeePurry disse…
Eu também essa fase do Tenho Amigos, sou feliz.
É triste por vezes, mas temos de encarar a verdade de que muitos o que pensamos estar sempre ao nosso lado, não estão.
E que remédio melhor do que nos afastarmos ?
Eu por vezes tenho tendência a falar com pessoas mais velhas, sinto o mesmo que tu em relação a elas (não generalizando, há mais velhos que às vezes são piores que os mais novos).

Cherrykiss @
-Joana disse…
Felizmente (ou não), na minha turma ainda encontro verdadeiros amigos!
Temos amigos e conhecidos!! Mas, amigos acaba por ser um grupo restrito. E, amigos são os que nos fazem felizes!!
Anónimo disse…
Vais ter aprender muito, pequeno. A vida também é feita de disilusões, mas encara isso com um lado positivo, poderás ver quem realmente é amigo, aqueles que não o são, esquece-os, estão perdidos. Novos virão, melhores, e alguns para sempre.
Eu tenho lido bastante o teu blog, está muito bom, encontrei aquela entervisata no jornal e fiquei curiosa. Acho que devias dar mais cor ao teu blog, está muito pálido. Boa sorte com essa turma. :)
AnonimaBabada disse…
Pois, isso acontece-me tambem a mim. Parece que ja nao nos sentimos bem com os nossos amigos da turma, como sentiamos antes...
Os nossos amigos parecem-nos muito acriançados e temos necessidade de conhecer novas pessoas, fazer novos amigos...
tangerine disse…
Também penso dessa forma em relação aos meus colegas de turma, e desde que criei o blog que comecei a dar-me com gente um bocadinho mais velha e depois vi que são muito mais, sei lá, inteligentes, nesse tipo de coisas, e pensam de uma forma mais lógica, não tão parva como certas e determinadas pessoas...
Luzinha disse…
Ainda bem que tivest coragem... Acho que fissest bem por cá para fora o que sentias! De facto não é facil o que estas a passar e não tem nada haver com o facto de teres 13 anos! Na verdade até adultos têm o mesmo comportamento... o que se torna mais triste e NOJENTO!
Sabes que podes contar com mais uma amiga que apareceu de repende! Eu não sei se já te tinha dito mas... gosto de ti rapaz! és impecavel... e independente do que as pessoas possam dizer acredita que eles dizem isso porque não têm vida propria e nao têm espelhos em casa (OU ANDAM A LER A REVISTA MARIA A MAIS)!
Beijo... espero que quando leres isto, que estejes melhor! Fiquei a pensar em ti ;(
FPV disse…
nao vai mudar. =)
Sophie disse…
Alexandre, a idade é muito muito relativa.
Há aquela expressão de "Ah tem 18 anos, mas só se for no BI".
Digo o mesmo em relação a ti. Óbvio que não te conheço - e seria impossível conhecer alguém por ler meia dúzia de posts num blog - mas da maneira que escreves... Revelas ter cabecinha. Escreves muito melhor que muita gente maior e vacinada que ainda aí. Não só em construção frásica, como também na gramática e na diversidade de palavras que usas.

Continuar a ter 13 anos no BI e isso nunca ninguém poderá mudar - só mesmo o tempo.
Mas deixa os teus colegas crescerem como quiserem. Tu já passaste essa fase - ainda que me digas que nunca foste assim e caso mo digas, acredito - de modo que achas esses miudos parvinhos da tola.

Também eu tive essa fase... E ainda conheço pessoas, da minha idade - 19 ANOS! ou até bem mais velhas... - que AINDA são assim: falsinhas, cínicas... Uns grandes filhos da Puta - porque não há outro nome.
E pronto... É muito mais alarmante em idades superiores que na tua idade...

Convive pois com os colegas mais velhos. Mais maduros.
E aproveita bem o ciclo e o secundário ;)
Anónimo disse…
A verdade é mesmo essa...a nossa turma já não está unida e eu própria admito que por vezes falo mal dos outros, mas se fores a ver toda a gente o faz: não há ninguem que no seu dia-a-dia não fale mal de outra pessoa pelo menos uma vez, até mesmo tu...é uma coisa infeliz de se ver e por isso temos de continuar a nos esforçar, para melhorarmos...
Agora, há uma frase no teu blog que me fez pensar: "Já passei a idade: se tenho amigos, sou feliz." aqui, discordo contigo, pois não passei e espero não passar esta fase, pois ter amigos de verdade contribui em muito, mas mesmo muito para sermos felizes...
Espero que esta má fase na nossa turma passe...e que TODOS nós mudemos...TODOS...penso que TODOS devemos mudar se queremos uma turma mais unida!

Maria
Mariana B disse…
Sei como te sentes. Pensamos que temos amigos, mas ao longo do tempo descobrimos que não são amigos, mas sim conhecidos. Demora um bocado de tempo para aquelas pessoas que vêem sempre bem nas pessoas, acreditar que elas não são tão boas como pensamos!!! E quando os professores dizem "são uma turma super unida, e com laços fortes de amizade", como é que eles podem dizer isso? só por nos verem no intervalos juntos, não basta. Para uma turma ser unida ninguém pode estar de parte, e isso não acontece, à sempre uma "ovelha negra" a pessoa "não fixe", a pessoa "sem humor", a pessoa "croma",etc...
Melhor, melhor é não ligar e só declarar como amigos muito poucas pessoas. Como se costuma dizer, "poucos mas bons!!!" De resto são só conhecidos, E acredita, eu precebo-te mesmo...

Beijos!!!!
That's only. disse…
Como eu te compreendo...
"AnD'z" disse…
Isso acontece muito. A uma turma é apenas um conjunto de alunos que têm x aulas em comum, ao mesmo tempo, leccionadas pelos mesmos professores (em regra).

Para pessoas correctas e civilizadas, estar numa turma é bom porque lidam com as diferenças uns dos outros. Mas muitos não sabem respeitar isso.

Acho que ninguém deve ter a ideia 'é amigo porque é da turma dele'. Isso é completamente errado. Tenho pessoas da minha turma que são apenas colegas. Dou-me bem com todos, mas não os posso tratar de amigos - não são isso para mim. Até muitos dos meus melhores amigos são doutras turmas.

O que devemos fazer é dar valor a quem merece, de quem gostamos... os outros que se aguentem à bronca xD
Bloguótico disse…
Para "puto" de 13 anos, mostras ter mais "cabeça" que muito "adulto"! Parabéns! :D
Vanessa disse…
Lamento informar-te mas isso vai acontecer sempre ao longo da tua vida... Até mesmo na filarmónica à qual pertenço isso acontece e, no entanto, era suposto sermos um grupo e só estava lá quem quisesse... mas é assim e há pessoas boas e más em todo o lado.
O momento em que se entra na universidade é demais... Contam-se pelos dedos os amigos do secundário que continuam a ser amigos depois de irem para o ensino superior e conhecerem novas pessoas.

Força aí nisso!=)
Luh disse…
Já sei qual é o teu problema,meu caro.
Vou fazer agora um post sobre isso...ou amanhã porque já estou com uma pedrada que nem é bom...
LVSITANO disse…
Olá, Alexandre!

Deixa-me que te diga que este post está espectacular. O que tu relatas aqui é tão válido aos 10 anos, como aos 13, aos 20 ou aos 30. É um drama pelo qual todos passamos, seja pelo lado de quem goza ou de quem é gozado.

Quanto à fase "se tenho amigos, sou feliz", está descansado. Isso não é uma fase, é realmente uma das coisas que fazem parte da felicidade plena: os amigos!

O que tu acabaste de descobrir é que aqueles que pensavas que eram teus amigos, afinal não são. E é agora que a tua frase passa para "se tenho verdadeiros amigos, isso é um caminho para a felicidade.

Quanto à tua turma, não conheço ninguém (naturalmente), mas de ti já consigo conhecer alguma coisa através do teu fantástico blog. Posso dizer-te que vais ultrapassar isto rapidamente, e sabes porquê? Porque tu és superior a eles. Quem vive das aparências e de caluniar os outros não é amigo (no teu caso, é apenas colega) nem é um ser social que vá ter bons amigos.

O meu conselho é o seguinte: vive a tua vida da melhor forma. Não te preocupes com o que as pessoas pensam de ti, mas sê sempre respeitoso, simpático e sincero. Sempre com amizade e alegria para partilhar.

Não embarques nestes jogos de falsidades e aparências. Vais ver que se deixares de te importar com esses teus colegas, eles deixam de te chatear.

Curioso que na altura em que relatas isto, está a acontecer o mesmo comigo.

São desafios que o mundo coloca em nós para nós respondermos inteligentemente. Boa sorte, Alexandre!

Abraço, Marco.
Emmeline disse…
a vida está cheia de ilusões e desilusões e é exactamente com as desilusões que vamos aprendendo a não nos iludir tanto - e isto, independentemente da idade.

eu tenho 16 e ainda me desiludo (mas cada vez mais sei discernir as coisas e pessoas), e muito provavelmente, gente de 20, e por aí além, ainda não aprendeu. depende muito do que se vive.

muito bem, gostei muito alexandre:)
Anónimo disse…
Ok...mas eu admiti que falo mal das outras pessoas...porque é que fizeste aquele comentário?? não percebi, sinceramente...eu sei que tenho de mudar...e mesmo ao dizeres as verdades na cara das pessoas, isso não é dizer mal na mesma?? apenas o fazes cara a cara...eu dmito o meu erro...sei que falo mal das pessoas, agora, digo-te, não percebi o teu comentário...juro!!
Pensa bem...tens mesmo muito que pensar

Maria
Anónimo disse…
É que não sei se entendeste mal o meu comentário, mas não era mal entencionado...de maneira nenhuma...
:)

Maria
Daniela disse…
Tive turmas mesmo mázinhas, eram do piorzinho que podia haver. Mas o melhor mesmo é não ligar a essas pessoas!
Lady Me disse…
Também passei por isso no oitavo ano e no nono. Mas olha que os mais velhos nem sempre são assim tão bons como parecem. Vai-se a ver e são iguais. Uma das piores pessoas que conheci foi no secundário e não era por ser mais velha que era melhor. Mas compreendo e fazes bem conviver com outras pessoas e se convives com elas de certeza que são melhores que os teus colegas de turma, isso pode significar que estás mais crescido mentalmente que eles. Na minha altura a minha turma não se dava mesmo nada bem. E sempre por causa de mexericos e coisas sem sentido de quem não tem mais nada que fazer, mas é preciso ignorar ou não ligar muito a isso para que não haja mau ambiente dentro da sala e depois tudo passa, quando fores para o 10º ano quase ninguém que está agora na turma estará.

Beijinho*
LopesCaBlog disse…
É a vida acontece em todo o lado o difícil é não nos chatearmos com isso.
Dani disse…
Olá (:
Percebo muito! bem o que escreves-te!
Acabei o ano passado o 9º e tive de mudar de escola, no entanto fui para um colegio particular, porque tenho um objectivo alto, e os meus amigos, enfim colegas, foram para uma outra escola!
E agora é que comprovo que amigos mesmo só tinha 2/3, o resto são meros conhecidos que como outros, no futuro, passaram pela nossa vida!
Este ano conheci gente espectacular, gente falsa, gente timida, gente divertida, conheci de tudo um pouco... E isso é tão bom, acredita, tão bom mesmo! Deixar amigos (se forem verdadeiros, nao é mesmo deixar) em parte é agradavel, porque dá a possibilidade de outra pessoa ''ocupar o lugar''!

Beijinho,
primeira vez por cá mas gostei!
disse…
Ohh , fico triste que isso seja assim.
Estava a ver o teu blog, e por acaso comecei a ler esta mensagem.
Fazes bem arranjar outros amigos, porque as vezes existem mesmo amigos falsos.
Eu felizmente posso dizer que a minha turma é TODA excelente. E só tenho 14 anos :)
Mas sim, à medida que vais crescendo a maturidade dos teus amigos cresce.
Patrícia disse…
Sei como te sentes. Fui da tua escola no ano passado, e durante os anos que aí andei fui sempre de turmas como a tua... também acabei por me "refugiar" em pessoal de outras turmas, e outros anos.
Acredita que fiz aí grandes amigos, foram anos fantásticos e tenho muitas saudades :)

E desde que entrei na faculdade, vejo diferenças nas pessoas, na maturidade principalmente. À medida que vamos crescendo, pequenas coisas como roupa, aparência, dizer mal dos outros, acabam por ser cada vez menos importantes. Apercebem-se que serem maus uns para os outros não os leva a lado nenhum. Ou então somos nós que crescemos e deixamos de ligar tanto ;)
Tamborim disse…
Olá Alexandre,

Parabéns pela fluidez e boa onda da tua escrita e do teu blog.

Atenção...se a amizade é verdadeira torna-se mesmo num dos supremos luxos da existência, mesmo.

Se não for, a história já é outra e resulta, claro, nas conhecidas desilusões.

Tudo de bom, e muita amizade verdadeira(a outra não é amizade :) )

Beijinhos,

Tamborim
TheMaria disse…
Olá
Eu “encontrei” hoje o teu blog (e já o li quase todo...) e estou a adorar.
Eu sei que é… no mínimo estranho dizer isto, mas a verdade é que tenho coisas que penso como tu. Especialmente nas coisas relacionadas com a turma.
Também me afastei dos meus colegas. Aliás eu mudei completamente os meus amigos e, embora na altura me tenha custado bastante, agora olho para trás e vejo que estou muito melhor assim, no entanto as pessoas da turma não são fácies de ignorar – estamos com eles todo o dia, 5 dias por semana, durante meses. Mas acaba por passar.
Bom, com isto tudo o que eu queria dizer, é que sei como te sentes.
Continua a escrever.
Inês Trigo.

Mensagens populares deste blogue

O meu primeiro Amor

Greve dos maquinistas