Apanha da Pêra



Vá, clicar play na música e ler o post.
Esta música, da pirosa Jennifer Lopez que não tem uma voz muito boa, relembra o meu primeiro trabalho. Sabendo vocês ou não, Torres Vedras têm bastantes freguesias e acreditem... há muito campo por aqui. Trabalhei na apanha da PÊRA, no Verão durante 15 dias que equivaleu a 200€ de ordenado. Oito horas diárias em pleno Agosto e as temperaturas estavam dos trinta graus para cima. Este Verão foi morno, mas aqueles dias foram dos mais quentes!
Lembro-me daqueles 15 dias como fossem hoje. Das pessoas simpáticas, dos que não queriam fazer nada, dos que andavam só a parvar, dos que trabalhavam em silêncio com um cigarrinho na boca, dos mal-dispostos, dos bem-dispostos, dos que "só" falavam o que iriam fazer com o dinheiro. 
Às sete e meia da manhã estava de pé. Mala pronta com um lanche para o meio da manhã, calças de fato de treino vestidas, phones nos ouvidos, pequeno almoço tomado e às oito da manhã começava o trabalho! Às dez da manhã tínhamos os nossos dez minutos de descanso para comer qualquer coisa e/ou para rezar que as 13h chegassem para irmos almoçar. 
O que me salvou do tédio de ficar aquelas horas sempre em pé a apanhar pêra foram os meus phones, que não atrapalharam o meu trabalho mas que não contentaram o meu chefe por ele querer falar com as pessoas e elas não ouvirem à primeira. Comigo nunca aconteceu, porque quando ele chegava - ele estava lá um pouco de manhã e voltava na última meia hora de trabalho -, tirava logo os phones. O meu mp4, sintonizado na Rádio Comercial, onde naquela altura a Vanda Miranda era a única que estava a trabalhar, quando o Nuno, o Vasco e o Pedro aproveitavam as suas férias era a minha companhia. Ouvia música da boa, enquanto se evitava as cantaroladas de anúncios de televisão que os adolescente cantavam por lá.
Às 13h. Do melhor... uma horinha de almoço, vinha-se a casa, trocava-se de t-shirt e almoçava-se enquanto se via a reposição da primeira temporada dos Morangos com Açúcar. À tarde custava menos, eram apenas 3 horas, ao contrário das cinco horas matinais. Gostei bastante. Este Verão estou lá outra vez! 
Bom fim-de-semana.


* a parva da Jennifer Lopez lembra-me deste primeiro trabalho porque era a que nos acompanhava no rádio do carro, de um cd nas idas: (de manhã para trabalhar, ir almoçar, voltar do almoço e ir embora).



Comentários

São disse…
Eu adoro trabalhar no campo, Alexandre :) ... As minhas raízes vêm do campo,portanto :)
S* disse…
Olha, até deve ser um trabalho engraçado de se fazer... é pesado, claro, mas estás no meio da natureza e rodeado de pessoas. :)
Anónimo disse…
Olá Alexandre és mmo engraçado!
: )
Pois é, acho que lembrar o trabalho pode ser às vezes até agradável!

Olha a música?
Bem..ok pode ser da «voz não tão boa» da JL mas...até recordas!
Certo?

: )
Bjs
Fica bem
Unknown disse…
O que gosto de pêra rocha!!! :D

Aqui para os lados das Caldas também as há :)

**
Quem diria o Alexandre no campo! eheh!
Ametista disse…
Sinceramente, é um trabalho de verão em que se aprende variadíssimas coisas. Este ano já pensei nisso, pois não dão um trabalho qualquer num bar ou num escritório a uma menor. De qualquer forma, eu imagino o quão bem soube o dinheiro... e o descanso, ao final do dia :)
Anónimo disse…
Olá Alexandre, estou interessada em fazer o mesmo tipo de trabalho de verão que tu, será que me podias informar como e onde que conseguis.te candidatar?

Beijinhos Joana
Alex Fernandes disse…
Foi por amigos, tens que ir perguntando às pessoas da tua terra com quem podes falar :) [donos das pereiras]
Anónimo disse…
Olá Alexandre, nao tens nenhum contacto que possas fornecer desses donos das pereiras? é que estava mesmo interessada mas nao consigo encontrar nada na internet, e como vivo numa cidade nao ha muitos donos de pereiras com quem possa falar :)

desde já agradeço, beijinhos ana
Alex Fernandes disse…
Olá Ana,

Não sei como pode encontrar mas sempre pode perguntar na sua câmara municipal ou nas juntas de freguesia do seu concelho.
Mafalda disse…
Boa tarde,
Li que trabalhaste na apanha da pera. Gostava de saber como trabalhar também. Podes-me ajudar? Obrigada.
Envia-me um email sff mafalda_sengo@hotmail.com
Anónimo disse…
Olá,

Estou interessada em trblhar na apanha da pêra e talvez sejas a pessoas indicada para me dar uma ajudinha e direccionar-me quanto ao que fazer. Se assim o quiseres fazer este é o meu e-mail c-patricio@hotmail.com obrigada, e desculpa o incomodo. ;)

Anónimo disse…
Olá boa noite! Ando a tentar perceber como me candidatar para fazer isto, podes ajudar-me? Obrigado! :)
Afas disse…
Boas, podias-me ajudar? Adorava fazer um trabalho desses!! Envia-me um email assim que puderes afonsoazevedo97@gmail.com
Obrigado :)
Afas disse…
Boas, podias-me ajudar? Adorava fazer um trabalho desses!! Envia-me um email assim que puderes afonsoazevedo97@gmail.com
Obrigado :)
Unknown disse…
Eu também estava interessado, se tens alguma informaçao util que possas partilhar em como me candidatar agradecia que me enviasses para lopes.363@hotmail.com

Mensagens populares deste blogue

16 de Março, aniversário do autor deste blog.

O meu primeiro Amor