A escolha para a primeira decisão

Como sabem, estou no nono ano e agora todos os alunos deste ano tiveram testes psicotécnicos, entregues à psicóloga da escola para os corrigir. 
Os testes consistiam em escolha múltipla de várias matérias. Um teste de avaliação para avaliar os raciocínios verbais, numéricos, abstractos, espaciais e mecânicos. 
Após os testes estarem corrigidos, todos tivemos uma conversa em privado com a psicóloga para ela nos apresentar os resultados e "decidirmos" o que o 10º ano nos reserva, ou seja, para escolher o curso. 
Na folha que ela me apresentou começava por apresentar o meu perfil de interesses baseado em disciplinas favoritas, nas áreas profissionais que nos tinha chamado mais à atenção quando nos foram apresentadas em pormenor e também nos testes.
Interesse: Baixo
Científicos: no nível técnico e no nível superior;
Tecnologia: no nível superior e no nível técnico;
Negócios: nível técnico;
Artes: nível superior;
Desporto.
Interesse: Médio Inferior
Economia do consumidor;
Exterior;
Negócios: nível superior;
Artes: nível técnico;
Serviços: nível superior
Interesse: Médio
Burocracia;
Serviços: nível técnico
Interesses: Nível superior
Comunicação


Burocracia:
Preferência por trabalho bem definido, com tarefas específicas requerendo precisão e exactidão. Relacionam-se com profissões de contabilista, arquivista, secretário, estatístico, professor de disciplinas comerciais e inspector de transportes.
Serviços: nível técnico;
Preferência por actividades que impliquem a prestação de um serviço às pessoas. Relacionam-se com profissões como as de polícia, comissário de bordo, motorista, guia turístico, empregado de mesa e cabeleireiro, esteticista, massagista.
Comunicação:
Preferência por actividades que impliquem uma elevada utilização da linguagem oral e escrita e de diversas línguas. Relacionam-se com profissões de novelistas, poetas, editores, jornalistas, advogados e professores (línguas). 


Já no perfil das aptidões tenho o raciocínio verbal em proeminência, ao contrário do raciocínio numérico.
Com isto, a psicóloga aconselhou-me a ir para o curso profissional de Turismo, como já o tinha feito no ano passado, mas eu ignorei e decido a ir para Línguas e Humanidades. 

Comentários

S* disse…
Faz o que te manda o coração.
inês disse…
Não imaginas a sorte que é saber aquilo que queremos; até a área para a qual somos mais indicados.

Aproveita-a :)
stantans disse…
é mesmo, eu até hoje não sei o que quero :) e quando andava no 9º ano a psicóloga da minha escola estava grávida e nunca aparecia, nunca cheguei a fazer os testes :/
pássaro viajeiro disse…
Siga para o que se sente vocacionado.
Só a nossa vontade nos realiza e só assim poderemos ser úteis à sociedade
Cls Silva disse…
Alexandre opta por linguas e humanidades, vai dar bases muito melhores para depois escolheres um curso na área da comunicação (pessoalmente, acho que é o teu sonho e só pensas nisso). O curso profissional neste momento depende muito dos estágios, se conseguires um estágio bom, é espectacular mas na universidade penso que também há distinção entre curso NORMAL e PROFISSIONAL. Escolhe o certo ;D
Anónimo disse…
Segue o coração...as humanidades são uma área apaixonante e para um apaixonado como tu pela comunicação é perfeito.
Perde-se um guia turístico, mas ganhamos um excelente jornalista.
força!
Alex Fernandes disse…
Obrigado pelas opiniões

Mensagens populares deste blogue

16 de Março, aniversário do autor deste blog.

O meu primeiro Amor