O passado atrapalha

Algo que marca a minha infância e também adolescência é as pessoas (normalmente mais velhas) chamarem-me pelo nome que não tenho.
Nelson. É o nome do meu irmão e ele tem mais 12 anos que eu e as pessoas da minha aldeia conviveram mais anos com ele do que comigo daí a troca.
Há imensa gente que que só me vê de vez em quando e quando me vê diz toda sorridente "Olha o Nelson!" e eu respondo simpaticamente à pessoa como se não tivesse reparado no erro. 
Mas depois no meio da conversa a pessoa costuma dizer: "Ai, Nelson? Que disparate. Esse é o nome do teu irmão. Alexandre, é isso. Desculpa lá". 
O facto de eu ter ignorado a troca do nome a pessoa deve pensar que fiquei ofendido, mas nada disso, simplesmente não me importo e admito que às vezes nem reparo.
Vejamos, ontem pelas nove da manhã quando ia trabalhar, passei na rua  aqui ao lado e estavam duas vizinhas a conversar e digo-lhes bom dia e uma responde "Bom dia Nelson". 
Continuei a andar mas rapidamente fiz uma contagem decrescente cerebral de 30 segundos, pois após os trinta segundos eu, no fim da rua, ouviria a pessoa a dizer "Nelson não, Alexandre!".
E foi isso que aconteceu. São coisas que acontecem. Se fossemos irmãos gémeos seria pior.

Comentários

Serena disse…
Encarar a situação de forma positiva
Anónimo disse…
Isso são só manifestações de senilidade! A mim, imagina só, passam a vida a chamar-me Alexandre!!!
São disse…
Para a próxima respondes "Percebo bem a confusão.É natural. Sempre fui um grande lutador, sofri, lutei e venci. Nunca desisti. Mas está enganado: sou branco, não estou à portas da morte e nunca fui presidente da África do Sul!"
Ju. disse…
Isso também me acontece com a minha irmã! xD
Beijinho*
São disse…
Já agora, o pai do meu pai morreu quando o meu pai tinha apenas 4 meses de idade... Ele nunca conheceu o pai. A minha avó casou de novo quando ele tinha cerca uns 4/5 anos e foi a esse senhor que sempre chamei avô... Mas adiante. Então, o meu pai (que se chamava Manuel Francisco Martins)passou a ser referido desde bebé como "aquele menino que ficou do Vitorino"... Como tempo, a parte "Aquele menino que ficou" foi suprimida e lá na serra quase toda a gente lhe chamava Vitorino ou Manuel Vitorino... Muita gente pensava que era mesmo o nome dele. Ainda hoje, quase 3 anos depois da morte dele, se referem a ele como Vitorino...

Mensagens populares deste blogue

Greve dos maquinistas

O meu primeiro Amor