Trabalhos de verão

Digamos que agora ando a atinar por incrível que pareça. Finalmente tenho os pés bem assentes no chão e parece-me que o facto de fugir à idade que na verdade tenho não me ajuda nada. A Lili Caneças devia seguir o meu exemplo. Vamos todos admitir a idade que temos, bora lá Lili, toda a gente sabe que tens mais 70 anos que eu! Faltam 8 meses para fazer 18 anos e continuar a agir como tivesse 14 anos não dá com nada.
Arranjei dois trabalhos para este verão: desde 1 de Julho que estou a trabalhar numa associação de caçadores. 8 horas por dia. Das 09h às 19h com duas horas de almoço. 
E agora vocês pensam: uma associação de caçadores? Mas agora andas com uma espingarda num ombro a matar coelhos? Nada disso. Não sou caçador. Estou como uma espécie de ajudante das duas pessoas que têm por lá trabalho fixo. 
O que é preciso para trabalhar ali? Ter gosto pelos animais e pela natureza e ter carta de condução. Carta de condução não tenho, mas ando à boleia, temos lá uma moto 4 e uma carrinha todo-o-terreno que é brutal.
A associação aqui da freguesia é das maiores do concelho e as actividades principais são diversas: damos comida e água a 2000 perdizes (aprox) duas vezes por dia, andamos pelo campo e esta parte de andar pelo campo é a melhor parte pois a minha freguesia é das maiores do concelho em território e andar com a carrinha pelos caminhos velhos é brutal a ver paisagens brutalíssimas enquanto andamos pelos caminhos da caça. O que fazemos nesses caminhos velhos é principalmente dar comida aos javalis para depois abrir a "Caça ao javali" aos caçadores entre outras coisas.
De vez em quando vamos à Agriloja comprar a ração para as perdizes e todos os dias vou buscar os ovos às perdizes (apenas a uma parte delas) e tenho que apontar sempre num gráfico quais foram as perdizes que deram ovos e às vezes também estou no escritório a fazer algo que seja preciso fazer.
Hoje por exemplo estive a caiar paredes, coisa que nunca tinha aprendido a fazer.
E pronto, o ambiente é fixe, as pessoas que trabalham comigo são profissionais e ajudam-me sempre que preciso e vice-versa e como não é um trabalho onde esteja sempre a fazer a mesma coisa torna-se interessante porque há sempre coisas para fazer e assim para aprender. 
Vou estar apenas este mês a trabalhar na Associação de Caçadores e no inicio de Agosto tenho uma semana de férias e na segunda semana de Agosto - pelo terceiro ano consecutivo -, volto à apanha da pêra. Já me inscreveram como é habitual e pelos vistos este ano há muita pêra e devo ficar por lá duas a três semanas. O ordenado é bom e não podia mesmo recusar a proposta.
O dever do ser humano é trabalhar e se eu tenho a oportunidade de ter um trabalho não posso recusar pois sei que é isto que me põe mais dinâmico e comunicador, esqueço-me dos problemas que "tenho" e mesmo que chegue a casa estafado fico bem porque sei que cumpri mais um dia com a minha parte. Trabalhar é sem dúvida enriquecedor e apesar de preferir ficar em casa a dormir (quem não prefere?) sei que isto é bom para mim. Não é definitivamente o que quero para a vida mas é bom aprender outras coisas.

Comentários

Anónimo disse…
Quem nos dera que muita gente pensasse como tu.. Até o próprio país estava melhor
Carolina disse…
Acho que fazes muito bem =)

Trabalhar dá-nos sempre mais experiência de vida e dá-nos a noção de como o dinheiro custa a ganhar!
César disse…
Interessante. Por acaso não me importava de ter um trabalho leve no verão, ou pelo menos em parte dele...
Unknown disse…
Na minha freguesia estive a fazer «manutenção» de espaços verdes durante duas semanas.
No primeiro dia achei que ia morrer, no ultimo dia estava a chorar por ter de me ir embora.

Mensagens populares deste blogue

Greve dos maquinistas

O meu primeiro Amor