Dia de Reis

Está oficialmente finalizada a época natalícia.
Lembro-me que na primária festejávamos com grande entusiasmo este dia. Cantávamos as janeiras, fazíamos teatros, falávamos das tradições e ficávamos surpreendidos pelo facto dos meninos espanhóis "aguentarem" até dia 6 de Janeiro para abrir as prendas de Natal. Hoje não ouvi ninguém falar deste dia de reis. Foi mais uma sexta-feira que se espera o dia que a hora oficial da chegada do fim-de-semana chegue. E estou aqui. No primeiro dia de aulas, a viagem de comboio pela manhã foi dedicada a planear o meu sábado. Estar em casa e pensar que amanhã não ter hora para acordar... Os meus amigos conhecem a minha obsessão pelos horários e pelos fins-de-semana. Em Dezembro chega de novo a "alegria" do Natal. Mas até lá.

Comentários

São disse…
É verdade... Eu sou muito mais velha do que tu e lembro-me que nos meus tempos de miúda ainda se celebrava muito o Dia de Reis, principalmente nos meios rurais (eu cresci entre o campo e a cidade, porque embora vivesse na cidade, tinha os meus avós, tios e primos, além de amigos, na serra algarvia e ia sempre para lá nas férias e nas folgas do meu pai). Este dia nunca passava despercebido como agora passa. Tenho pena que se percam tradições da nossa cultura e, no entanto, se vá buscar o Helloween, que nunca foi uma tradição nossa. Nada contra, desde que não se esquecessem as tradições da nossa cultura. Mas esquecem-se e é uma pena.
O dia passou despercebido. Eu lembrei-me e acendi, pela última vez na quadra deste ano,a minha Árvore de Natal... Ainda escrevi na assinatura do forum, onde tu e eu nos conhecemos "Feliz Dia de Reis"... Mas foi um dia que passou como um dia comum :( ... Agora, hoje ou amanhã tenho que desmontar a minha Árvore de Natal... Custa-me sempre tanto :(
Juanna disse…
Aqui há dia de Reis (moro em Espanha) e a tradição é muito gira, ah pois é mas a orgia de prendas que estes loucos trocam é sobrenatural. São montes de prendas dia 25 e montes de prendas dia 6. Onde há dinheiro para tanto? A ideia do dia foi gira, agora é só mesmo um dia para prendas, mais nada.

Mensagens populares deste blogue

Greve dos maquinistas

O meu primeiro Amor