Primeiro informa-te bem sobre o assunto que vais falar. Não o tornes muito chato pois assim ninguém te vai querer ouvir. Organiza-o por tópicos e não tentes inventar! Fala como se estivesses em casa, abrange toda a turma com o olhar, mas podes focar-te mais em alguém que te transmita concentração. Ah, e de preferência fala de um tema que gostes e assim vai ser muito mais fácil. :) Boa Sorte.
Tens que ter bem delimitada uma introdução, um desenvolvimento, e uma conclusão. Deves organizar o discursos através do uso de conectores de discurso (as conjunções) e usar vocabulário variado. Claro que se dominares bem o assunto e saberes o que queres transmitir, as ideias surgem e mesmo que te esqueças de algumas partes, com facilidade consegues dar a volta ao assunto. Quanto a dicção, acho que deves falar devagar, sem pressas, apesar de eu falar muito rápido nas apresentações. ;)
O melhor mesmo é treinares bastante em casa. Assim quando chegar à hora da apresentação já tens um discurso encadeado e não te vais perder. Outro truque é levares alguma coisa na mão (por exemplo uma caneta), que te permite descarregar o stress. Inspira fundo, cumprimenta a plateia e começa a falar ;)
Fazendo a reflexão do ano lectivo, conto aqui uma história que me deixou um bocado mal e que nunca mais esqueci. Última aula do 1ºperíodo, da tal disciplina. Auto-avaliação. Por ordem alfabética, a professora pede para que nós façamos uma reflexão do 1ºperíodo, onde poderíamos falar sobre o funcionamento das aulas, etc.. Antes disso... A minha turma nem esteve muito bem no 1º período. Em geral, o comportamento era mau e foi numa aula que a turma entrou a rir e a falar alto que perturbou os primeiros minutos da aula. A professora pediu para que nós voltássemos a sair e entrar de novo de forma adequada, pois não foi o que tinha acontecida pela primeira vez. Quando entrámos pela 2ª vez, a professora - como forma de castigo -, repreendeu-nos e mandou-nos escrever 25 vezes as duas seguintes frases: A partir de hoje não volto a entrar na sala de aula de forma desadequada. Ao entrar na sala de aula, devo fazê-lo de forma civilizada e silenciosa. Após estar escrito as duas ...
Comentários
Claro que se dominares bem o assunto e saberes o que queres transmitir, as ideias surgem e mesmo que te esqueças de algumas partes, com facilidade consegues dar a volta ao assunto.
Quanto a dicção, acho que deves falar devagar, sem pressas, apesar de eu falar muito rápido nas apresentações. ;)