"A Entrevista" de Abril - Melânia Gomes


Melânia Gomes tem 27 anos e é uma actriz portuguesa.
Estreou-se em teatro, na revista do Parque Mayer em teatro amador em 1990 onde fez várias peças de teatro, ao longo dos anos. A última peça que realizou foi em 2010 com o nome “Agarra que é Honesto” de Francisco Nicholson.
Além do teatro participou em algumas curtas-metragens no cinema português.
A sua vida profissional na televisão começou em 2004 onde protagonizou algumas séries, como Maré Alta, Camilo em Sarilhos e Malucos do Riso.
Em 2007, a TVI recebeu Melânia que se terá estreado no papel de Marta na telenovela “Tu e Eu”, seguindo-se Joana em “Deixa-me Amar”, Isabel em “Flor do Mar”, Penélope em “Deixa Que Te Leve”  e no mais recente sucesso da TVI em nível audiométrico,  Espirito Indomável, na personagem de Catarina Machado.
Está actualmente no ar, na telenovela Anjo Meu na personagem de Lúcia Barbosa.

Quando era criança pensava em seguir o mundo da representação?

A primeira memória que tenho de mim é a representar, com 4 anos, no Infantário. Depois desse dia todas as minhas brincadeiras passavam por isso, estava constantemente a "representar", a cantar na rua, chamando a atenção dos turistas que me davam dinheiro... Enfim, queria ter a atenção das pessoas, que elas acreditassem nas histórias que contava, que me aplaudissem... Quando cresci percebi que queria ser actriz, que era isso que eu sempre tinha querido e já fazia, muito tropegamente, claro. Convenci a minha mãe a inscrever-me num grupo de teatro amador da minha terra (Viana do Castelo). Ainda nem sabia ler, decorava de ouvido. Era a única criança no grupo. Aceitaram-me porque me acharam muita graça e ficaram admirados por eu decorar uma peça inteira, em Português Arcaico, só de ouvir...

A faceta para actriz foi descoberta com que idade?

Às vezes descobre-se primeiro a paixão e depois temos o privilégio da sua concretização, aquilo a que se chama um sonho tornado realidade. No meu caso descobri essa paixão pela própria e imediata realização. Sou uma abençoada! (risos...)
Tenho presente uma imagem fotográfica muito forte e muito clara disso. "A sala", que era o recreio da escola, estava cheia de cadeiras vazias e pouco tempo depois foi literalmente invadida por todos os nossos familiares e amigos, num burburinho ensurdecedor que me provocou um tremendo nó no estômago. Recordo-me de haver muitos meninos a chorar, a tirar a roupa, a querer ir embora... Eu só queria entrar em cena!
A recordação seguinte é com 5 anos, já na primária, porque a minha professora descobriu que eu tinha uma facilidade enorme em decorar... Então fui à festa de final do 1º ano declamar uns versos marotos ( risos... ). Estava muito nervosa. A sala era maior, havia mais pessoas, mais agitação e também mais consciência da minha parte, (risos...). Mas agradou de tal maneira que depois fui a todas as rádios locais declamá-lo.

Começou a sua vida profissional em teatro. O que diferencia a vida televisiva da vida teatral?

Em televisão é tudo para ontem, não há tempo. No Teatro há mais tempo para preparamos a personagem e a nós próprios também.

Trocaria a televisão pelo teatro, se este fosse garantido até ao fim da sua carreira?

Não. Sinto-me completa a fazer ambas as coisas até porque, profissionalmente comecei a fazer as duas coisas quase ao mesmo tempo.

Há desvantagens em ser um actor famoso? Quais?

Como em tudo há sempre um lado positivo e um lado negativo. Digamos que o lado menos positivo de ser um actor "famoso" é que se perde um pouco a privacidade e a liberdade, que o anonimato tem.

Acha que os portugueses devem conhecer os actores pela pessoa que são na realidade ou pelas personagens que encarnam?

Penso que se os actores estiverem a fazer bem o seu trabalho, as suas personagem vão ser fascinantes para o público e isso fará com que ele sinta curiosidade de saber mais sobre o actor.
No meu caso foi assim que aconteceu e penso que seja o percurso normal e, ao fim e ao cabo, o percurso mais gratificante.
Agora se a pergunta for se eu acho que os portugueses acreditam que os actores são as personagens que interpretam e se é correcto pensarem assim, claro que a minha resposta é não, não devem pensar que somos as personagens que interpretamos. E a maioria sabe isso, mas só através da personagem que fazemos é que conseguem estabelecer um primeiro contacto, um diálogo... É mais fácil falar primeiro disso e depois dizer que gostam muito do nosso trabalho.
Agora quando um actor só faz, e muitas vezes não é porque quer, mas enfim, só faz um determinado tipo de papel as pessoas acabam por confundir a personagem e o actor.

Os telespectadores têm a noção que a vida de um actor não é fácil?

Nem todos, infelizmente. Continua-se a pensar que é tudo fácil, que aparecer na televisão é fácil, ser actor não é difícil, não tem que se estudar... Que se ganha muito bem, que é uma vida de luxo e festas... E a realidade é outra bem diferente. Há actores a passarem fome, há actores que estão sem trabalho há décadas, há actores que nunca chegam a fazer televisão...
Penso que os realitys show são responsáveis por este tipo de pensamento. De facto há pessoas que não precisam de fazer nada, nem saber fazer nada, para aparecerem na televisão, serem famosos e ganharem dinheiro muito facilmente. Mas a vida de um actor não é essa.
Ser famoso não é difícil, é difícil sê-lo pelos melhores motivos e permanecer. Matas alguém de uma forma muito bizarra e és famoso, ou cometes uma fraude ao estilo "Tuga", que nunca és preso, e és famoso, ou entras para um reality show e és famoso, mas isso é bom? O que fizeste vale o reconhecimento do publico?

Há truques para lidar com a fama?

Não. Não acredito em truques para nada. Acredito em trabalho, dedicação, consistência e autenticidade. Ser verdadeira em tudo o que faço é o meu "truque".

Após os anos, as audiências das telenovelas têm vindo a baixar consideravelmente. A que deve a este desinteresse por parte dos espectadores?

Se calhar não se sentem estimulados o suficiente e então procuram outras coisas... Como em tudo há fases e se calhar estão numa fase de saturação e precisam de se afastar, para mais tarde voltarem...

Representou vários papéis nas telenovelas da TVI. Qual foi o papel que mais lhe marcou? Porquê?

A "Penélope", porque foi o meu primeiro grande papel... A minha galega louca que me divertiu tanto... Penso que o desafio de aprender uma outra língua tão rapidamente e querer ao máximo fazer um bom trabalho, ligou-me imenso a ela. Todos os dias trabalhava para que a pronúncia ficasse melhor, a autenticidade dela estivesse lá, a cultura galega, toda a tradição... Enfim, foi um trabalho contínuo, nunca deixei de procurar coisas que a pudessem enriquecer ainda mais, como por exemplo as canções galegas que ela cantava e que tanto jeito deram para "justificar" mais tarde a entrada dela para uma banda...
E claro, não é todos os dias que temos personagens apaixonadas por lobisomens, que saem em noites de lua cheia, em lingerie para os procurar... (Risos)

A Melânia está actualmente no ar em Anjo Meu na TVI, que foi um sucesso no Verão de 2011 e cujas gravações já terminaram. Gostou de fazer a Lúcia Barbosa nesta novela?

É sempre ingrato e complicado entrar a meio numa novela, mas penso que correu muito bem. Já conhecia muitos colegas e grande parte da equipa e sou muito despachada, por isso corre sempre tudo muito bem (Risos).
Gostei do desafio de fazer uma personagem diferente do habitual, uma personagem positiva, mas não cómica. É sempre bom ter a oportunidade de mostrar que somos capazes de fazer qualquer coisa, que somos versáteis, que os "cómicos" também sabem chorar e fazer chorar.

Gosta de ser abordada na rua? Já aconteceu algo caricato que nos possa contar em exclusivo?

Depende as abordagens... (Risos). No geral as pessoas são sempre muito simpáticas e bem dispostas, não tenho razões de queixa. Sinto que o publico interage muito comigo, que tem uma ligação muito forte. Talvez por sentirem que sou uma pessoa bem disposta e simpática e que gosto genuinamente deles e os respeito, têm uma grande empatia para comigo e o trato é muito fácil.
Eu venho da Revista, se não souber ligar com as pessoas e criar uma ligação com eles estava bem tramada (Risos). Não tinha aprendido nada em tantos anos... (Risos).

Tem boas expectativas para o seu futuro, independentemente da situação financeira do nosso país?

Vivendo e acreditando. Penso que tudo é possível quando nos aplicamos e se Portugal quiser também consegue.
Já passamos por muita coisa e sobrevivemos, esta não será excepção. Espero sim que se aprenda algo com isto tudo, para no futuro não se repetirem os mesmos erros.

Qual a mensagem que deixa para os jovens que pretendem seguir a representação?

Que tenham a certeza que é isto que querem e a consciência que não é uma vida fácil. É uma vida de entrega, de luta constante, de muitos "nãos", de muitos estereótipos, de muita falta de ética e sacanice como em tudo na vida, mas muito gratificante também. Não há profissão como esta...
Estudem, estudem muito, pratiquem muito, lutem muito!!! Tenham medo, chorem, mas nunca deixem de acreditar! Quando o nosso coração bate mais forte e sentimos borboletas no estômago, estamos no caminho certo  Sejam bons uns para os outros, só assim somos felizes!

Site oficial da Melânia, aqui.

Comentários

Bernardo disse…
Boa entrevista :D

Sábado-Feira # 02
http://apontamento-bernardo.blogspot.pt/
Vanita disse…
Parabéns, Alexandre. Sempre a surpreender e pela positiva. Bjs :)
C*inderela disse…
gostei da entrevista e gosto do trabalho dela. estive a ver o site e fiquei a saber que ela frequentou o curso de sociologia :)

Bjokas
AvoGi disse…
o que tusabes e eu nao sei
kis .=)
BFSEMANA
Cls Silva disse…
Por este andar vais acabar a entrevistar o Obama, e vai ser um sucesso porque as perguntas em todas as entrevistas estão bem pensadas! Parabéns e que venha MAIO!

Mensagens populares deste blogue

Greve dos maquinistas

O meu primeiro Amor